Bacharelado em
Ontopsicologia
Desenvolvimento Humano, Cultura Humanista e Formação de Lideranças
Duração:
4,5 anos
Modalidade:
Bacharelado
Tipo de Curso
Presencial
MEC:
Nota 5
Máxima
A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Ela é o estudo da lógica do homem real, sadio, responsável e artífice positivo de bem-estar e socialidade. A Ontopsicologia afirma a filosofia humanista da vida, que compreende a saúde psíquica, a tensão ao aperfeiçoamento, ao êxito, assim como os valores existenciais, o potencial natural do homem e o seu grande futuro.
É uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral e todo o seu arco de ação no contexto social. Quando se diz que estuda o homem de forma integral compreende-se que o estuda em seus aspectos existenciais, psicológicos, biológicos, sociais, de Inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. É a ciência da autorrealização humana e da criatividade.
O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano. A Ontopsicologia é utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica, nas áreas de gestão e na formação de lideranças. Pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, como na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica e de educação, dentre outras, permitindo ao egresso uma gama variada de atuação. Veja informações mais completas sobre o Perfil Profissional do Egresso nesta mesma página .
A Ciência Ontopsicológica pode ser estudada em nível de Graduação no Bacharelado em Ontopsicologia, na Faculdade Antonio Meneghetti, primeiro Curso de Graduação do Brasil e do mundo na área, Aprovado pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) com nota máxima (nota 5), pela Portaria nº 563/2014-MEC, de 30/09/2014 e publicado em Diário Oficial da União (D.O.U.) em 01/10/2014, e Reconhecimento pelo MEC com nota máxima (nota 5), pela Portaria nº 238/2019-MEC, de 22/05/2019 e D.O.U. de 27/05/2019.
Na AMF também pode ser estudada em nível de Pós-Graduação Lato Sensu na Especialização em Ontopsicologia, curso direcionado a todos os profissionais já graduados que pretendem aprofundar seu estudo em nível teórico na área da Ciência Ontopsicológica. No Brasil, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Instituto de Psicologia, no Mestrado em Psicologia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa “Processos Psicossociais em Saúde e Educação” existe o Tema de Pesquisa em “Fenomenologia, Ontopsicologia e Formação Humana”, na qual é possível estudar a nível Stricto Sensu e também realizar pesquisa científica na área da Ontopsicologia e suas interfaces interdisciplinares.
Em nível internacional é possível estudar Ontopsicologia na Universidade Estatal Social de Moscou (RSSU), localizada na capital da Federação Russa, Moscou, com Curso de Graduação e Pós-Graduação desde o ano de 2017. A partir do mês de dezembro de 2021 teve início as atividades do Mestrado em Ontopsicologia Social e Pedagogia (Programma di Laurea Magistrale in “Ontopsicologia Social e Pedagogia”), com duração de dois anos e meio, formato online, perfazendo 2.300 horas acadêmicas, certificado com diploma estatal oficialmente reconhecido pela Federação Russa. O Programa de Mestrado é um projeto acadêmico-científico da Associação Eslava de Ontopsicologia com a Universidade Estatal Social Russa. Para mais informações sobre o Mestrado em Ontopsicologia Social e Pedagogia acesse aqui. Ainda no contexto do mundo eslavo, é possível estudar Ontopsicologia em nível de Cursos de Graduação e Cursos Livres no Institute of Psychology and Entrepreneurship (IPP), localizado na capital da Ucrânia, Kiev, desde o ano de 2019.
E para conhecer mais a respeito das informações oficiais sobre a Ciência Ontopsicológica na internet, tais como websites, redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) e aplicativos oficiais nos quais pesquisar, organizamos aqui indicações de fontes sérias e confiáveis a respeito do conhecimento teórico, metodológico e prático da Ontopsicologia no Brasil e no mundo.
“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)
Nexo Ontológico - Definicação da Ciênica Ontopsicológica
Bacharelado em Ontopsicologia modular
Professores
Passe o mouse para mais informações
Patrícia Wazlawick
João Henrique Pickcius Celant
Patrícia da Silva Dias
Elena Lyutikova
Rafaela Dutra Tagliapietra
Almir Foletto
Amanda Roggia Ruviaro
Ângelo Accorsi
Módulos
Filosofia Perene – Carga Horária: 60h
Ontopsicologia: Ciência e Profissão – Carga Horária: 60h
Introdução às Línguas Clássicas: Latim – Carga Horária: 36h
Introdução às Línguas Clássicas: Grego – Carga Horária: 36h
Carreira e Estilo de Vida I – Carga Horária: 60h
Prego! Manuale di Sopravvivenza del Turista – Carga Horária: 60h
Escrita Criativa para a produção acadêmica – Carga Horária: 60h
Estágio de Conhecimento (Estágio I em Ontopsicologia) – Carga Horária: 36h
Ontopsicologia, Cultura e Sociedade – Carga Horária: 72h
Estrutura Científica e o Método da Ontopsicologia – Carga Horária: 72h
Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia – Carga Horária: 72h
Carreira e Estilo de Vida II – Carga Horária: 72h
Andiamo? In giro per il Belpaese – Carga Horária: 60h
Processos Anatômicos e Fisiológicos do ser humano – Carga Horária: 72h
Temas Contemporâneos: Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica – Carga Horária: 72h
Física Quântica e Conhecimento – Carga Horária: 72h
Descobertas da Ontopsicologia: Campo Semântico – Carga Horária: 72h
Descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico – Carga Horária: 72h
Buon apetito! Mangiando si impara – Carga Horária: 60h
Economia na ótica ontopsicológica – Carga Horária: 36h
Inteligência e Percepção – Carga Horária: 72h
Che storia! Il percorso di una cultura plurale – Carga Horária: 60h
Descobertas da Ontopsicologia: Monitor de Deflexão – Carga Horária: 72h
Desenvolvimento Pessoal e de Carreira em Ontopsicologia – Carga Horária: 72h
Estágio de Observação (Estágio II em Ontopsicologia) – Carga Horária: 72h
Dinâmica do Desenvolvimento Sustentável e Ecobiologia – Carga Horária: 36h
Humanismo e Ontopsicologia: Da Teoria para a Prática – Carga Horária: 36h
Comunicação Científica Aplicada: Escrita de Artigos
Acadêmicos – Carga Horária: 36h
Racionalidade Ontológica – Carga Horária: 72h
Arte e Cultura Humanista – Carga Horária: 72h
Instrumentos de Análise (Diagnose) I – Carga Horária: 54h
Instrumentos de Análise (Diagnose) II – Carga Horária: 54h
Instrumentos de Análise (Diagnose) III – Carga Horária: 54h
Bellìssimo! L’Italia e le sue arti – Carga Horária: 60h
Métodos de Pesquisa Científica em Ontopsicologia – Carga Horária: 72h
Fisicidade, Informação e Nexo Ontológico – Carga Horária: 72h
Pesquisa em Ontopsicologia (Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso) – Carga Horária: 72h
Pedagogia Ontopsicológica: Teoria e Prática – Carga Horária: 72h
Italiano: la lingua madre dell’Ontopsicologia – Carga Horária: 60h
Ontopsicologia Clínica – Carga Horária: 72h
Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia I – Carga Horária: 36h
Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia II – Carga Horária: 36h
Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia III – Carga Horária: 36h
Ontopsicologia Aplicada I – Carga Horária: 72h
Ontopsicologia Aplicada II – Carga Horária: 36h
Ontopsicologia Aplicada III – Carga Horária: 36h
Ontopsicologia Aplicada IV – Carga Horária: 36h
Unidade Curricular Direcionada (UCD) – Carga Horária: 72h
Notícias do Curso
Depoimentos de Alunos
Perfil Profissional do Egresso
Bacharelado em Ontopsicologia
Faculdade Antonio Meneghetti
O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia está em consonância com as discussões e demandas atuais do Ensino Superior brasileiro, com seu duplo papel no desenvolvimento social: a construção da cidadania pela formação de profissionais bem qualificados, para os desafios da crescente complexidade tecnológica presente em todas as áreas da atividade humana (e a necessidade, por isso, de manter-se o valor e a dignidade humana neste contexto global informatizado), e também de buscar soluções inovadoras aos novos e crescentes desafios, bem como as exigências do contexto sócio-histórico-político-econômico-cultural de nosso país na contemporaneidade – ou seja, em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho e as novas configurações de sociedade, em um mundo que se apresenta cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (mundo VUCA[1]).
São, portanto, demandas humanas, sociais, técnicas e profissionais, que orientam perfis formativos sintonizados à realidade social e econômica, com inúmeras consequências e desdobramentos para a educação superior, que precisa preparar os alunos/futuros egressos em bases científicas, tecnológicas e humanistas que lhe permitam posicionar-se frente às transformações políticas e sociais e a incorporar-se na vida produtiva (cf. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, Brasília, 2010), que acontecem a nível de necessidades locais, regionais, nacionais e mundiais.
Dessa forma, seguindo estes princípios norteadores e conforme exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a AMF se propõe a realizar Cursos de Graduação com base na difusão de um referencial que envolve o desenvolvimento da personalidade, entendida como inteligência centrada na ação específica de serviço, onde o papel da pessoa é fundamental e determinante, conjuntamente à formação técnica-profissional.
A AMF constata em sua atuação que a formação intelectual, filosófica, científica, econômica, social, técnica, prática, adicionada à metodologia ontopsicológica na formação do egresso, é indispensável e propedêutica para atingir a racionalidade ontológica necessária ao enfrentamento das complexas relações contemporâneas.
A Ontopsicologia é uma ciência epistêmica e interdisciplinar utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica e na formação de lideranças, no que diz respeito aos mais variados campos de atuação humanista-profissionais do sujeito. Enquanto conhecimento ontológico, a Ontopsicologia pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, sobretudo na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica, física, médica, da arquitetura, etc., permitindo ao egresso um arco variado de atuação.
O Bacharel em Ontopsicologia terá sensibilidade e competência técnica de análise, observação e investigação acerca da realidade onde está agindo, uma união entre maturidade interior e prática do operador social. O concluinte é dotado de uma capacidade superior de serviço e técnica, além de uma logística de pensamento sócio-filosófica assentada no critério elementar do Humanismo Perene. Isto é, terá e saberá operar a técnica de verificação do nexo ontológico em qualquer situação. Estará apto a fazer uma análise com postura profissional, promovendo as transformações necessárias e com proatividade empreendedora (atitude empreendedora). O Bacharelado em Ontopsicologia proporciona ao egresso a capacidade e as competências (conhecimento, habilidades, atitudes) necessárias à formação da racionalidade capaz de atuar responsável e eticamente na sociedade e nas organizações (estas são algumas das competências a serem desenvolvidas pelo discente, e na sequência, serão detalhadas).
Junto disto, as competências para o Séc. XXI também orientam e fazem parte das competências e qualidades de formação do egresso no Bacharelado em Ontopsicologia, tal como as sugestões das 10 Competências de acordo com o World Economic Forum[2], que para o ano de 2020 são definidas da seguinte maneira: 1) Resolução de problemas complexos; 2) Pensamento Crítico; 3) Criatividade; 4) Gestão de Pessoas; 5) Trabalho em Equipe; 6) Inteligência Emocional; 7) Julgamento e Tomada de Decisões; 8) Orientação para Serviços; 9) Negociação; 10) Flexibilidade Cognitiva – que em sua maioria hoje são consideradas soft skills (habilidades e competências humanas, socioemocionais, interrelacionais, interpessoais e competências para a vida – as life skills, como assinalado pela Organização Mundial de Saúde, OMS). As soft skills são tão importantes quanto as hard skills (as competências técnicas).
A Estrutura Curricular do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF foi elaborada de modo a formar profissionais com as seguintes competências e habilidades, também observando os processos avaliativos do Curso e suas orientações, considerando em relação às competências e habilidades gerais, competências e habilidades específicas, bem como as competências valorativas e compromissos éticos, o egresso estará capacitado para:
- Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
- Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
- Tomar decisões com atitudes proativa, resolutiva e com flexibilidade cognitiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas e resoluções às mudanças aceleradas e em níveis mais completos e complexos de decisões;
- Ser agente e estimulador de inovação;
- Contínua inovação e renovação no trabalho e demais âmbitos da vida;
- (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro;
- Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atuar a up-stream analysis;
- Elaborar e realizar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
- Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
- Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora, colaborativa e promovendo responsabilidade e reciprocidade;
- Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme ao próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia;
- Desenvolver e aprimorar constantemente um estilo de vida de acordo com a própria identidade, com coerência e maturidade personológica;
- Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
- Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética (inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
- Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar;
- Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação, de comunicação, de trabalho em equipe e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
- Compreender e atuar a sustentabilidade integral (individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
- Atuar localmente/regionalmente com visão global.
As competências e habilidades do Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia também são apresentadas sintentizadas na tabela apresentada na sequência:
Tabela 03: Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia (AMF) com destaque para as competências e habilidades desenvolvidas
Competências e Habilidades Gerais
| (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro; Tomar decisões com atitudes proativa, resolutiva e com flexibilidade cognitiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas e resoluções às mudanças aceleradas e em níveis mais completos e complexos de decisões; Ser agente e estimulador de inovação; Contínua inovação e renovação no trabalho e demais âmbitos da vida; Elaborar e realizar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais; Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável; Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar; |
Competências e Habilidades Específicas
| Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação; Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico; Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atuar a up-stream analysis; Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme o próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia; Desenvolver e aprimorar constantemente um estilo de vida de acordo com a própria identidade, com coerência e maturidade personológica. |
Competências Valorativas e Compromissos Éticos
| Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora, colaborativa e promovendo responsabilidade e reciprocidade; Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada; Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética (inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade; Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação, de comunicação, de trabalho em equipe e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas; Compreender e atuar a sustentabilidade integral (individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial); Atuar localmente com visão global. |
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) – atualizado em 14 de maio de 2024.
As competências desenvolvidas habilitam o egresso atuar como profissional capaz de atender as demandas da Região na qual está inserido, bem como expandir para a vida profissional, para outras Regiões do Estado, do País e também internacionalmente, tornando-se função social.
No que diz respeito às necessidades locais e regionais, as competências e habilidades do perfil profissional do egresso também articulam aspectos muito importantes no que diz respeito à transformação de características específicas da população da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, bem como da Região Centro do Estado. Historicamente (a partir da análise de dados da história dos municípios da região) e de pesquisas atuais realizadas pela IES acerca das características dos jovens da região, identificamos que possuem uma baixa ambição (ambição entendida no aspecto de “qual ação específica quero para mim”) ao estudo, a se formar, a buscar novas experiências e ao desenvolvimento de si mesmos que não apenas os costumeiros modelos e estereótipos. Sendo assim, a partir do estudo e da formação no ensino superior na IES e principalmente com a utilização também da metodologia ontopsicológica nos cursos de graduação, a partir de pesquisas durante a graduação e do acompanhamento de egressos realizado, verificamos que os jovens começam a acordar para si mesmos, aumentando significativamente os índices de responsabilidade, autonomia, espírito de iniciativa/resolução de problemas, vontade e relação funcional na equipe de trabalho, começam a conhecer mais o seu potencial de inteligência e passam a transformá-lo em ações concretas em suas vidas e no contexto social no qual estão inseridos. Certamente, os próprios jovens são os primeiros beneficiados com isto e assim ajudam a fazer crescer a própria região, as empresas e as organizações. Cenário este que terá novas situações a partir, também, da realização do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia.
O perfil acima delineado habilita e qualifica o egresso a atuar com distinção nos setores público, privado ou terceiro setor, como consultor ontopsicológico, capaz de colher o nexo ontológico entre sujeito e objeto nas mais variadas áreas de intervenção humanista profissionais. Como consultor ontopsicológico ele pode atuar seja na Consultoria de Autenticação que na Consultoria Ontopsicológica Empresarial.
Além disso, pode realizar atividades vinculadas à uma Carreira Executiva, aplicando o método ontopsicológico em área de atuação profissional vinculada à sua vocação específica, sendo um executivo em empresas ou organizações. Pode ainda desenvolver atividades de formação de liderança com equipes em empresas ou organizações.
O curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade. Os resultados já verificados e continuamente presenciados com os atuais estudantes de Graduação e Pós-Graduação da IES permitem esta afirmação.
A Ontopsicologia é uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral. Ou seja, estuda em seus aspectos existenciais, biológicos, físicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico, de modo interligado. O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano, e o seu perfil profissional está alinhado tendo em vista as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia habilita a atuação profissional do egresso em Consultor Ontopsicológico (Consultoria de Autenticação e Consultoria Ontopsicológica Empresarial), Carreira Executiva, Formação e Desenvolvimento de Lideranças, Professor e Pesquisador Científico. O perfil profissional do egresso do Bacharelado em Ontopsicologia o permite atuar como:
– Consultor Ontopsicológico: o perfil do profissional formado o habilita e qualifica para atuar com distinção nos setores privado, público ou terceiro setor, como Consultor Ontopsicológico, capaz de conhecer e analisar informações e questões subjetivas e objetivas das pessoas e do ambiente auxiliando nas diretivas de solução, realizando Consultoria de Autenticação – atuação profissional específica da área da Ciência Ontopsicológica.
A Consultoria de Autenticação é a prática de psicoterapia que entende análise e reintegração da atividade psíquica com metodologia racional e intuitiva, portanto, com exclusão de qualquer meio físico ou químico. O Consultor Ontopsicológico atuando em Consultoria de Autenticação é o especialista da intencionalidade psíquica que efetua as fenomenologias. O objeto da psicoterapia é todo o mundo do foro interior. A Consultoria de Autenticação possui:
– Objeto específico: a atividade psíquica, de qualquer modo que essa seja (seja na fase regressiva, seja evolutiva, na ordem dos complexos ou da criatividade);
– Método: o método da Consultoria de Autenticação/psicoterapia ontopsicológica é constante indução “bilógica” com verificação da funcionalidade subjetiva;
– Instrumento: o instrumento é o diálogo, que se articula sobre fenomenologias subjetivas e objetivas existenciais. O cliente motiva a abordagem da própria subjetividade. O consultor/psicoterapeuta interage inserindo continuamente a novidade do objetivo exposto pelo Em Si do cliente;
– Critério: o critério da consultoria de autenticação/psicoterapia ontopsicológica é o Em Si organísmico. O cérebro viscerotônico é a primeira fenomenologia mais física e mais emocional do Em Si organísmico;
– Fim: o fim primário e único da psicoterapia ontopsicológica é a autenticação do humano, isto é, a reintegração ou conscientização do original natural em antecipação a qualquer aculturação sucessiva não congruente[3].
A atitude profissional à consultoria de autenticação e à psicoterapia ontopsicológica é ciência de alta formação mental, de essencial equilíbrio moral e de refinada estética interior. A formação específica para o consultor/psicoterapeuta implica três preparações: a) intuição natural, b) estudo e cultura quase ilimitada (atualização contínua da técnica), c) caráter amadurecido pela vida, sempre aberto a metabolizar o novo (experiência contínua)[4].
A Consultoria Ontopsicológica Empresarial: a Ontopsicologia, entre os seus instrumentos de intervenção, prevê também a consultoria no âmbito empresarial. É a demonstração de como a ciência pode se tornar um instrumento operativo à disposição do líder. A consultoria ontopsicológica à empresa propõe dois ângulos de revisão e de reorganização: de um lado examina os fatores externos, de outro centra a intervenção na pessoa do líder e de seus colaboradores mais importantes[5]. Nesta habilitação e atuação profissional o egresso pode realizar Consultoria Ontopsicológica Empresarial direto em empresas de pequeno, médio e grande porte, em organizações nos diversos setores e no terceiro setor.
Dentre as competências e habilidades humanas (soft skills e self skills) para o perfil profissional do egresso Consultor em Ontopsicologia (seja atuando na Consultoria de Autenticação, que na Consultoria Ontopsicológica Empresarial), almejamos as seguintes – que começam a ser desenvolvidas ao longo de todo o percurso da graduação e que, futuramente, o egresso deve continuar evoluindo, desenvolvendo, aprimorando e inovando, ao longo de sua vida pessoal e profissional com a lógica do life long learning:
- Responsabilidade;
- Sensibilidade;
- Empatia e relacionamento de confiança;
- Respeito;
- Possuir compreensão clara da própria personalidade;
- Maturidade pessoal e profissional (frutos de construção pessoal e escolhas cotidianas);
- Competência técnica;
- Coragem;
- Autonomia;
- Imaginação criadora;
- Maleabilidade;
- Generosidade;
- Conhecimento de si próprio (autoconhecimento);
- Conhecimento do ser humano;
- Conhecimento das dinâmicas da personalidade;
- Atitude profissional na relação com o cliente;
- Sensibilidade intelectual equilibrada;
- Exatidão de consciência (desenvolvendo 5 critérios da subjetividade);
- Ordem estética, ordem moral e ordem econômica;
- Conhecimento teórico da Ciência Ontopsicológica (hard skill);
- Conhecimento técnico dos instrumentos da Ontopsicologia e desenvolver experiência técnica (hard skill);
- Intuito natural: possui um temperamento, uma sensibilidade ou atitude natural à curiosidade em direção aos outros;
- Estudo e cultura ampla e em evolução, com preparação e atualização contínua da técnica: atualizar-se e especializar-se continuamente a partir da própria virtualidade potencial;
- Caráter amadurecido pela vida e sempre aberto a metabolizar o novo (experiência contínua);
- Elevada ética profissional: trata-se de uma profunda metanoia e um comportamento de vida que determina a exatidão da função organísmica;
- Profunda humildade e coragem por parte do consultor frente a si e ao outro;
- Desenvolvimento da lógica e da prática do Life Long Learning;
- Capacidade de mudança e flexibilidade.
Além dos exercícios de análise, reflexão, discussões e avaliações constantes para se chegar a estes pontos, entre Corpo Docente, Coordenação e NDE, envolvendo também os discentes, as reflexões também são baseadas em estudos teóricos e experimentais dos autores Cardoso (1985), Rogers (1997), Meneghetti (1982; 2010; 2013; 2016) e Moreira (2019)[6].
– Carreira Executiva: a carreira executiva é mais uma possibilidade de atuação profissional prevista no Perfil Profissional do Egresso em Ontopsicologia, na qual o egresso utiliza o método ontopsicológico em âmbitos interdisciplinares, podendo atuar na área empresarial e organizacional, que desenvolve e produz resultados mais completos de eficiência profissional também a partir da aplicação do método ontopsicológico. A partir da identificação de sua natural vocação, o egresso pode atuar em âmbito empresarial com ganho e benefício a partir do conhecimento e da formação no Bacharelado em Ontopsicologia com aplicação do método dessa ciência para desenvolver um serviço de maior excelência profissional, tendo como foco e objetivo realizar o serviço no setor específico ou trabalhar com produtos em setores específicos, valendo-se de todo o saber fazer da área que escolheu, porém, trazendo e aplicando junto as novidades científicas da Ontopsicologia.
– Atuação em Formação e Desenvolvimento de Lideranças: o egresso do Bacharelado em Ontopsicologia também pode atuar, em sendo sua vocação, interesse e inclinação pessoa e profissional em atividades que trabalhem especificamente com formação e desenvolvimento de lideranças em âmbito empresarial e organizacional, nas mais diversas áreas de aplicação humanista-profissionais da Ontopsicologia. Neste caso, a atividade profissional difere da atuação em Consultoria de Autenticação e da Consultoria Ontopsicológica Empresarial. Nesta habilitação profissional temos que considerar que o aspecto da liderança “é um grande ramo hoje aplicado, em Ontopsicologia. Isto é, todos aqueles que, verificando que estão bem, querem ser alguém no seu campo, que se trate de artesão, que se trate de músico, que se trate de empresário, isso é indiferente, cada um tem uma irrepetibilidade de valor, uma unicidade de mérito, de respeito, de exigência interior, e então pode ser ajudado a realizar esse espaço de sua identidade” (Meneghetti, 2023, p. 161)[7].
Outras atuações, concomitante à formação do Consultor, Executivo e Formação e Desenvolvimento de Lideranças são as possibilidades de atuar como Professor/Docente e Pesquisador na área da Ciência Ontopsicológica.
– Professor e Pesquisador: o curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, no ensino superior universitário, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade.
Como Professor no Ensino Superior o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:
- Leciona Ontopsicologia no ensino superior universitário diretamente e/ou leciona disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança e disciplinas FOIL (de Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística) em cursos superiores, selecionando, dentre os diversos conhecimentos da Ciência Ontopsicológica e seus aspectos interdisciplinares, os conteúdos teórico-práticos pertinentes aos objetivos do curso no qual se insere a disciplina, possibilitando, por meio das técnicas didáticas adequadas formas ao aluno para a compreensão e utilização/aplicação dos conhecimentos da Ontopsicologia;
- Ministra aulas em componentes curriculares relacionados diretamente à Ontopsicologia tanto para o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, quanto para a formação de outros profissionais de nível superior que demandam conhecimentos técnico-científicos da Ciência Ontopsicológica, bem como pode ministrar aulas em componentes curriculares propedêutivos à Ontopsicologia e interdisciplinares à esta ciência;
- Deve propiciar condições necessárias, por meio da docência, ao desenvolvimento de atitude científica, análise crítica e reflexiva e postura ético-profissional do discente;
- Deve ter habilitação mínima de Especialização e Bacharelado em Ontopsicologia.
Como Pesquisador Científico – a Ontopsicologia se coloca ao lado de qualquer campo de pesquisa pura (Meneghetti, 2023, p. 161)[8] – o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:
- Trabalha com os fundamentos históricos e epistemológicos que permitem ao o conhecimento e o avanço das bases epistemológicas presentes na construção do campo de saber da Ontopsicologia, por meio do desenvolvimento de uma capacidade para avaliar crítica e reflexivamente as linhas de pensamento na Ontopsicologia;
- Trabalha com horizontes teórico-metodológicos que garantem a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Ontopsicologia, realizando pesquisa teórica e pesquisa empírica de aplicação prática. Inicia o percurso de investigação científica por meio das Pequenas Teses com as atividades de iniciação científica ao longo dos quatro primeiros Módulos do Curso, que evoluem, posteriormente, para o Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso final e também para a formação do próprio Trabalho de Conclusão de Curso. E, certamente, este será o início de atividades e de carreiras de Pesquisa em Ontopsicologia, futuramente, para aos egressos;
- Trabalha com procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de análise e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avalia-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional em Ontopsicologia.
O Bacharel em Ontopsicologia poderá ter como ambientes de atuação, deste modo, em empresas, organizações, escolas privadas e públicas, Instituições de Ensino Superior (universidades, centros universitários e faculdades), ONG’s, instituições privadas e públicas, centros de qualificação profissional, institutos de pesquisa, também pode atuar de forma autônoma em seu próprio negócio (empresa própria) e em escritórios de consultoria.
Ao longo do Bacharelado em Ontopsicologia, a Faculdade oferta Unidades Curriculares Direcionadas (UCD), que podem endereçar o acadêmico a uma área de interesse por meio da participação em aulas de disciplinas e componentes curriculares de outros Cursos do ensino superior oferecidos pela AMF (e/ou ofertados em outras IES quando do Ingresso Diplomado do estudante). Por meio da proposta interdisciplinar, o Bacharel em Ontopsicologia pode prosseguir sua formação, se assim optar, em outro curso de nível de graduação ofertado pela IES (bacharelado, licenciatura e/ou tecnológico), possuindo prioridade de vaga e aproveitando automaticamente disciplinas cursadas na graduação almejada, facilitando uma Bi-Graduação. Também poderá prosseguir seus estudos diretamente a um nível de Pós-Graduação – Lato Sensu ou Stricto Sensu.
Além disso, profissionais já graduados e atuantes no mercado de trabalho, na sociedade e nas organizações também podem cursar Ontopsicologia e com este conhecimento qualificar e aprimorar sua formação técnica em prol do ser humano.
Por fim, o curso nasceu com o diferencial do egresso formado em Ontopsicologia, capaz de conhecer e interpretar as diversas linguagens do universo homem/humano com racionalidade ontológica e autorresponsabilidade, não somente como resultado de uma ação, mas também de uma forma de pensar, onde o agente central é o ser humano, inovador do futuro contexto científico, profissional, técnico e humano.
Fonte: Capítulo sobre o Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia (p. 33-42), no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), ano 2024.
[1] VUCA (em inglês ou VICA em português): é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar do termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 1990 no ambiente militar. Neste cenário, se considera que, na contemporaneidade, o mundo muda com velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.
[2] Fonte: Future Jobs Report, World Economic Forum, disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf
[3] Conforme Manual de Ontopsicologia, p. 285-288, 4. ed., ano 2010.
[4] Meneghetti (2010, p. 285), Manual de Ontopsicologia.
[5] Meneghetti (2010, p. 331).
[6] CARDOSO, E. R. G. A formação profissional do psicoterapeuta. São Paulo: Summus, 1985.
ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MENEGHETTI, A. Io odio il transfert. Roma: Ontopsicologica Editrice, 1982.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,
MENEGHETTI, A. Genoma ôntico. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Imagem alfabeto da energia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,
MOREIRA, A. A. Psicoterapia Ontopsicológica: a formação do ontoterapeuta. 223f. Tese de Doutorado (Doutorado em Psicologia Clínica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2019.
[7] MENEGHETTI, A. Visão histórica da Ontopsicologia e novos campos de aplicação. p. 147-163. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Symposium Internacional Ontopsicologia 50 Anos. Atenas, Grécia, 6 de setembro de 2023. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2023.
[8] MENEGHETTI, A. Visão histórica da Ontopsicologia e novos campos de aplicação. p. 147-163. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Symposium Internacional Ontopsicologia 50 Anos. Atenas, Grécia, 6 de setembro de 2023. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2023.
Você sabe o que é Bi-Graduação?
Como o nome já diz, são dois Cursos de Graduação realizados em conjunto, com aproveitamento de disciplinas em ambos os Cursos.
A Bi-Graduação oferecida pela AMF é a possibilidade do acadêmico cursar dois Cursos de Graduação, de modo simultâneo, com aproveitamento de determinadas disciplinas em ambos.Ao cursá-los e cumprir com todas as atividades acadêmicas e de formação técnica em cada um deles, obterá, assim, dois Diplomas de Graduação em um tempo reduzido se comparado ao que seria se cursasse primeiro um e depois outro, pois estará realizando uma dupla titulação.
Dessa forma, a AMF oferece a Bi-Graduação entre os Cursos de Graduação (Administração, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia) e o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, seja em disciplinas durante a semana(período noturno) ou em disciplinas de finais de semana(uma vez ao mês).
O Bacharelado em Ontopsicologia busca formar profissionais preparados e líderes, capazes de conquistarem a si mesmo e serem formadores de novos líderes.Seja você também um grande profissional e líder, motivador de novas inteligências e com mais de uma formação técnico-acadêmica, científica e de grande valor no que diz respeito à cultura humanista!
Para mais informações, contate a Coordenação de Curso do Bacharelado em Ontopsicologia: [email protected].
Faça o download:
Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
Curso Autorizado pela Portaria MEC nº 563/2014, de 30/09/2014, publicada em D.O.U. em 01/10/2014.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.
Curso Reconhecido pela Portaria MEC nº 238/2019, de 22/05/2019, publicada em D.O.U. em 27/05/2019.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.
Laboratórios do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF possui para atividades acadêmicas e de formação teórico & prática dos discentes os seguintes Laboratórios Didáticos de Formação Específica e Laboratório Didático de Formação Básica implementados, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
- Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano: este é o Laboratório Didático de Formação Específica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia que se ocupa da realização de atividades de formação prática dos alunos do curso, preparando o aluno para o mercado de trabalho, fomentando estudos e pesquisas na área da Ciência Ontopsicológica, realizando também a articulação com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
- Laboratório de Formação Humanista Ontopsicológica de Jovens: que, no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia é composto por professores e alunos do curso, realizando, principalmente, as atividades práticas de Weekend Lifes, Jornadas da Vida e Semana Acadêmica Internacional do Curso, todas atividades em parceria com a Coordenação do Bacharelado em Ontopsicologia;
- Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia: é composto por professores e alunos do curso, realizando atividades práticas de formação de alunos juntamente à Central de Carreira, atividades de Consultoria de Autenticação, atividades de Mentoria, atividades de Direção Vocacional e diversas atividades de aprimoramento, oficinas e projetos profissionais. Para mais informações, contatar: [email protected].
- Núcleo de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia: este laboratório envolve as disciplinas de “Projeto Pequena Tese I, II, III e IV”, “Metodologia Científica e da Pesquisa” e “Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. Este Núcleo/Laboratório já realizou, até o final de 2018, 10 Mostras de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e possui publicações nos Cadernos de Ontopsicologia-Edições Especiais da Revista Saber Humano. Envolve diretamente 6 docentes, todos os docentes orientadores de TCC e os alunos do Curso.
O Núcleo de Iniciação Científica é construído no Bacharelado em Ontopsicologia justamente considerando a possibilidade de formação do egresso também como um futuro pensador e pesquisador científico na área da Ontopsicologia e conjuntamente em suas interfaces interdisciplinares. Além disso, é uma demanda que surge na contemporaneidade, no ambiente universitário e acadêmico, abrindo espaço para a configuração de redes de pesquisa e de colaboração nos contextos emergentes atuais no que diz respeito ao aspecto científico, da produção científica da integração das ações realizadas na formação universitária entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, é um espaço para o desenvolvimento de redes de pesquisa e colaboração entre discentes e docentes no Bacharelado em Ontopsicologia da AMF. - Laboratórios Didáticos de Formação Básica: o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia conta com as seguintes atividades e projetos práticos em seu Laboratório Didático de Formação Básica, que também são abertos aos alunos dos demais Cursos de Graduação da AMF:
- Núcleo de Idiomas: No Núcleo de Idiomas da AMF os alunos podem cursar, no formato de cursos de Extensão, a língua inglesa, língua italiana e língua espanhola ofertados aos alunos e ministrados por professores que ou falam nativamente o idioma ou tiveram grande vivência no país no qual o idioma é o oficial. E esta atividade integra o Laboratório Didático de Formação Básica do Curso de Ontopsicologia, com grande incentivo à formação e experiências internacionais dos alunos do curso. Para mais informações, contate: [email protected] .
- Intercâmbios Culturais e Linguísticos: para os alunos que querem fazer parte da sua formação no exterior, a AMF tem parcerias com instituições de ensino da Europa e da América Latina, permitindo ao aluno uma experiência de intercâmbio cultural e para o estudo de línguas, expandindo perspectivas e ampliando a visão de mundo. As Universidades Internacionais com as quais a AMF possui Acordo de Cooperação Científico Acadêmico e demais Escolas e Entidades Internacionais são:
- Universidade Estatal de São Petersburgo (SPBU), em São Petersburgo-Rússia;
- Università per Stranieri di Perugia, em Perugia-Itália;
- Università degli Studi di Torino, em Torino-Itália;
- Regent School, em Londres-Inglaterra;
- Centro de Língua Italiana Calvino, em Firenze-Itália;
- Scuola Leonardo da Vinci, em Roma, Firenze, Siena e Milano-Itália;
- Universidad Autónoma de Madrid, em Madrid-Espanha;
- Escola Don Quijote, em diversas cidades da Espanha e da América Latina;
- Escola Enforex, em diversas cidades da Espanha;
- Universidad San Martín de Porres, em Lima-Perú;
- Academia Iberoamericana de Doutores em Educação, com a integração de Universidades de Lima-Perú, Brasil, Uruguai, Chile e Equador.
- Para mais informações, contate: [email protected].
- Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL): o projeto tem o intuito de promover o aprofundamento e a atualização sobre a funcionalidade lógico-textual da redação acadêmica, a partir de estudos fundamentados na gramática e na linguística textual (este projeto é integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia). Para mais informações, contate: [email protected].
- Trivium – As Artes da Linguagem: projeto inovador que nasce com o intuito de resgatar os elementos fundamentais da educação do jovem na Antiguidade Clássica, período em que eles, antes da formação técnica específica, desenvolviam habilidades fundamentais à evolução racional, por meio das artes da linguagem (Lógica, Gramática e Retórica) (integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia e também disciplina eletiva do Curso).
Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana
Para compreender o ser humano por completo é preciso muito mais do que conhecimentos teóricos. Nesse sentido o Componente Curricular/Disciplina de “Processos Anatômicos e Fisiológicos do Ser Humano” do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF conta também com aulas práticas-experimentais em laboratório.
O Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana potencializa a consolidação do aprendizado, uma vez que o aluno tem contato direto com modelos anatômicos, o que possibilita dissecar partes do corpo humano e separar a região que está sendo estudada. Também utilizamos aplicativos que possibilitam explorar o corpo humano em 3D, permitindo navegar por todos os sistemas do corpo, identificar e ampliar órgãos.
Outro ponto fundamental é que o aluno desenvolve o senso de responsabilidade e valores éticos, uma vez que trabalhar com o corpo humano exige respeito aos princípios da dignidade humana. Desse modo, o Laboratório prático contribui para o aprimoramento do conhecimento e das competências do aluno para trabalhar com o ser humano de modo integral.
Além disto, também é importante destacar que vários professores profissionais da área da Saúde são convidados a ministrarem aulas e realizarem atividades especiais junto aos alunos do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, neste Laboratório, tais como Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Educadores Físicos e Instrutores de Yoga.
O Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana está localizado junto as instalações do Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano, no térreo do Prédio AMF 3.
Professora responsável: Profª Drª Amanda Roggia Ruviaro.
Conheça do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana
Conheça um pouco das atividades realizadas em sala de aula utilizando as Metodologias Inov-Ativas de Aprendizagem no Bacharelado em Ontopsicologia
Atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2022 (período de fevereiro a julho)
Disciplina: Filosofia Perene (Módulo 1 – Turmas 8 Mensal e 8 Semanal) Prof.: Ms./Doutorando Bruno Fleck
Foram desenvolvidas até a presente aula problemático-expositivas em três perspectivas: Ontologia; Filosofia Ontopsicológica; História da Filosofia. Todas as aulas têm iniciado com problemáticas, seguem com a condução expositiva, e ao término da aula é feito o plano mental na parede interativa. Em cada aula há seminário e agora individual, pois o rendimento tem sido melhor. Na Turma 8 Mensal tivemos a presença do Prof. Dr. Rafael Padilha e do Prof. Ms./Doutorando Mateus Renard Machado como convidados e fizemos duas atividades externas: noções de ontologia com atividade de vivência de consubstancialidade naturística em março de 2022 e Filosofia Humanista com aula-caminhada pelo Recanto Maestro. Também utilizamos diversas video-conferências gravadas (em vida) do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti.
Disciplina: Pequena Tese I (Módulo 1 – Turmas 8 Mensal e 8 Semanal) Prof.: Ms./Doutorando Bruno Fleck
As atividades tem sido de exposição técnico-teórica de temas de metodologia, seguido de práticas de escrita em sala (todos os alunos desenvolvem juntos). Após esta primeira parte realizamos atendimento individual a cada aluno acompanhando os textos. Em outubro faremos a prévia das apresentações e em novembro a apresentação oficial na Semana Acadêmica.
Disciplina: Língua Italiana (Módulo 5 e Módulo 4 – Turmas 5 Mensal e 6 Semanal) Prof.: Ms./Doutorando Francesco Santini
Organização de uma mostra de arte relâmpago com relação a temáticas de Ontopsicologia. As alunas e os alunos trouxeram uma obra de arte famosa ou feita por eles e expuseram em italiano informações sobre ela. Em diversos casos conseguiram encontrar um nexo com algum assunto de Ontopsicologia. A exposição foi feita de forma criativa, cada uma e cada um montou um espaço diferente que mostrasse a obra.
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e de Carreira em Ontopsicologia (Módulo 4 – Turmas 6 Mensal e 6 Semanal) Profª.: Drª Fernanda Martins
Com a Sexta Turma, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e de Carreira, realizamos uma cinelogia muito profunda, utilizando o filme “Sabores do Palácio”. Também considero uma atividade importante, nessas duas turmas, a dinâmica com a qual iniciamos o semestre, instigando os alunos e as alunas a trazerem suas expectativas em relação à disciplina e também uma síntese do que já compreenderam sobre o próprio core business. A interação foi riquíssima, e a oportunidade de trabalharmos com olhar singular sobre cada estudante tem sido muito bem aproveitada por nós. As fotos do quadro preenchido ao fim da dinâmica seguem aqui:
Disciplina: Formação Prática Orientada II (Módulo 5 – Turma 5 Mensal) Profª.: Drª Fernanda Martins
Na Disciplina de Formação Prática Orientada II, foram importantes os atendimentos desenvolvidos na sala de espelhos, localizada no Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano (o Laboratório Didático Especializado do Curso), que proporcionaram atendimento de consultoria de autenticação a alunos da AMF e a facilitação dos processos de aprendizagem aos alunos do módulo, abordando, na prática, a condução do manejo clínico. Também se destacam as aulas ao ar livre, com dinâmicas de leitura e discussão, e a cinelogia que realizamos dentro do cinema das Termas Romanas Recanto Maestro.
Disciplina: Formação Prática Orientada II (Módulo 5 – Turma 5 Mensal) Profª.: Drª Fernanda Martins
Na Disciplina de Formação Prática Orientada II, foram importantes os atendimentos desenvolvidos na sala de espelhos, localizada no Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano (o Laboratório Didático Especializado do Curso), que proporcionaram atendimento de consultoria de autenticação a alunos da AMF e a facilitação dos processos de aprendizagem aos alunos do módulo, abordando, na prática, a condução do manejo clínico. Também se destacam as aulas ao ar livre, com dinâmicas de leitura e discussão, e a cinelogia que realizamos dentro do cinema das Termas Romanas Recanto Maestro.
Disciplina: Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia I (Módulo 6 – Turma 4) Profª.: Drª Fernanda Martins
Na Turma 4, turma formanda deste ano de 2022, trabalhamos com atividades práticas de teatro, como preparação para compreender a Psicotea como um dos instrumentos de intervenção da Ontopsicologia. São atividades que exigem movimentar o corpo todo e olhar de perspectivas diferentes uma mesma dinâmica, reproduzida pelos próprios estudantes como atores de cada cena proposta. Os jogos teatrais permitiram a entrada no exercício e o engajamento da turma toda nas atividades propostas.
Disciplina: Carreira e Estilo de Vida I (Módulo 1 – Turma 8 Semanal) Profª.: Drª Annalisa Cangelosi
Na noite de 26 de junho de 2022, durante a aula da Disciplina Carreira e Estilo de Vida I (Turma 8 Semanal), ministrada pela Professora Annalisa Cangelosi, a Turma, junto com a docente, realizou um passeio noturno pelo Recanto Maestro, com paradas em lugares com presença de genius loci. A Turma foi instigada a conscientizar a relação homem-ambiente, provocada pela imersão na natureza exuberante do campus em que a sua Faculdade está localizada. O passeio foi enriquecido por um piquenique organizado e servido pelos mesmos alunos (que, na semana anterior, haviam subdividido as suas tarefas de preparação dos alimentos, das bebidas etc.), praticando assim alguns dos conteúdos trabalhados na disciplina, como o saber fazer e saber servir, a Cozinha Viva, a gestão do tempo livre, etc.
Disciplina: Carreira e Estilo de Vida I (Módulo 1 – Turma 8 Mensal) Profª.: Drª Annalisa Cangelosi
Na tarde de 04 de agosto de 2022, durante a aula da Disciplina Carreira e Estilo de Vida I (Turma 8 Mensal), ministrada pela Professora Annalisa Cangelosi, a Turma aproveitou um passeio até um belo espaço do Recanto Maestro, em que o riacho que corre no campus da AMF, forte graças às ricas chuvas das semanas anteriores, proporcionou uma experiência especial para os discentes. Os alunos, provocados pela docente, encontraram o seu lugar favorito perto da água, deixando-a entrar psicologicamente na cabeça, com o objetivo de “limpar-se” de problemas, preocupações e qualquer outro impedimento que pudesse comprometer o estudo. Na sequência, após ter verbalizado o quanto vivido, a Turma e a professora se deslocaram para mais um local de natureza revigorante, em que foi lido e discutido um capítulo de livro estudado ao ar livre e sentados na grama.
Disciplina: Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ontopsicologia II (Módulo 3 – Turma 6 Semanal) Profª.: Drª Patrícia Wazlawick
Na disciplina de Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ontopsicologia II, realizada no Módulo 3 da Turma 6 Semanal (período de agosto de 2021 a abril de 2022), no conteúdo principal de Física Quântica e suas interfaces com a revolução científica e na áreas do conhecimento, as alunas e alunos realizaram diversas atividades de estudo e junto de cada unidade de estudo diversas atividades práticas integradas e também com uso de metodologias ativas e inov-ativas de aprendizagem. Damos ênfase as atividades de laboratório prático com experimento físico de radiação de materiais a partir da combustão com diversos elementos químicos, para conhecimento e estudo da radiação de corpo negro (um clássico experimento da Física Quântica, inclusive um experimento muito utilizado no nascimento da Física Quântica no início do século XX). E também à criação e elaboração de um Portfólio de Física Quântica com todos os conceitos estudados ao longo de toda a disciplina, com análise e compreensão individual de cada aluno, como pode ser visto nas imagens abaixo. Os Portfólios elaborados pelos alunos estarão disponíveis para estudo e conhecimento no Repositório Digital da AMF, disponível de modo online e virtual a toda a comunidade acadêmica pelo website da AMF, em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/
Disciplina: Introdução às Línguas Clássicas (Módulo 1 – Turma 8 Mensal e 8 Semanal) Profª.: Profª Ms. Isabele Pereira e Profª Ms./Doutoranda Leici Landehrr Moreira
Na disciplina “Introdução às Línguas Clássicas”, o primeiro contato com a língua grega antiga ocorre por meio de texto adaptados. Em grupos, na sala de aula de Metodologias Inov-Ativas, os alunos são desafiados a realizarem a escrita com caracteres do alfabeto grego, vocalização, transliteração e compreensão de narrativas em grego clássico. A atividade colaborativa permite não só a construção das bases elementares de conhecimentos gramaticais e semânticos, mas a discussão de aspectos culturais, filosóficos e científicos da sociedade grega, representados no emprego da língua. É no exercício prático imersivo de escrever, ler e compreender os signos linguísticos como os gregos antigos os compreendiam que os alunos começam a pensar a origem das palavras e mobilizar os conhecimentos da língua clássica para compreender a etimologia de conceitos científicos.
Durante os meses de agosto e setembro, em grupos, os alunos são responsáveis pela apresentação da escrita, vocalização e tradução de narrativas do escritor grego Esopo – figura mítica ou histórica que teria vivido entre os séculos VII e VI a.C. Nesse momento, os conteúdos gramaticais da língua grega e o uso de tecnologia para o grego antigo (dicionários online e base de textos antigos) tornam-se ferramentas diante de situações-problema como a pesquisa de vocábulos para compreensão e tradução das narrativas esópicas. Em uma perspectiva dialógica, os alunos direcionam a turma para que todos aprendam o processo de tradução e compreendam como os elementos dessa narrativa promovem a reflexão de valores morais que perduram da sociedade grega antiga até a nossa sociedade.
Ao estudar latim na disciplina “Introdução às Línguas Clássicas”, os alunos desenvolvem, para além da sua racionalidade linguística, o seu entendimento histórico das línguas antigas, algumas já perdidas pelos acontecimentos históricos e de sobreposição de culturas, outras ancestrais de línguas contemporâneas, como é o caso do latim. Por isso, procura-se trabalhar a aprendizagem das noções gramaticais e de tradução associadas ao conhecimento de evolução da língua latina de dialeto a língua e instrumento de dominação e cultura humanística de um dos maiores impérios da civilização ocidental, o Império Romano. As aulas centram-se em atividades colaborativas de percepção dos mecanismos sintáticos das orações para sua posterior tradução, do latim para o português e vice-versa.
Nas salas de aula de Metodologias Inov-Ativas, foi possível imergir na tradução dos textos para além dos cadernos e papeis, os alunos transformaram-se nos agentes de tradução usando as paredes para exercitar numa prática imersiva a identificação e tradução da linguagem latina. Os estudantes começaram com sintagmas, passaram para frases e chegaram a textos pequenos. Pretende-se que leiam e traduzam alguns textos clássicos, como poemas e fábulas. Quanto às bases históricas, os alunos apresentaram seminários sobre as línguas do tronco linguístico Indo-Europeu a fim de compreender a sua origem e formação. Para isso, realizaram leitura, pesquisa e apresentação em sala de aula. Essa atividade é o passo inicial para que cheguem ao conhecimento etimológico e compreensão dos vocábulos presentes na Ciência Ontopsicológica.
Disciplina: Processos Anatômicos e Fisiológicos do Ser Humano (Módulo 4 – Turma 6 Mensal e Turma 6 Semanal) Profª.: Drª Amanda Roggia Ruviaro
Como uma das atividades práticas, tivemos a participação do professor e educador físico Frederico Irion. Em um primeiro momento, o convidado fez um bate-papo com os alunos sobre a temática “o que é ser saudável”, estimulando a participação dos alunos com seus argumentos. Em um segundo momento, realizou-se uma atividade prática na qual o professor solicitou que os alunos realizassem uma série de movimentos estimulando a mobilidade articular, a correção da postura no momento da execução do exercício e alongamentos. Intencionalmente, a atividade foi realizada em sala de aula e sem vestimenta propícia para atividade física evidenciando que exercícios físicos podem ser realizados na hora do trabalho e no local de trabalho, mesmo que por um curto período de tempo. Isso porque, o objetivo da prática foi destacar a importância do “movimento” para a saúde do corpo, tanto para articulações, ossos, músculos, como também para o cérebro. “Cuidar do corpo é também cuidar da alma!” (Turma 6 Mensal).
Como uma das atividades práticas realizamos um projeto para aprender sobre o Sistema Tegumentar – que envolve a pele e seus anexos, como glândulas, pelos e receptores sensoriais. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, tendo função importante de barreira e proteção, além de captar estímulos vindos do ambiente externo. Para isso, os alunos foram divididos em grupos e construíram maquetes representando um corte da pele utilizando materiais fornecidos em aula. O objetivo desse projeto foi não apenas aplicar o conhecimento teórico, mas também desenvolver a participação ativa dos alunos, exercitar a criatividade, a arte e o trabalho em grupo (Turma 6 Semanal).
Em uma outra oportunidade, uma prática foi realizada para introduzir o conteúdo do Sistema Nervoso. Os alunos foram convidados a participar de uma experiência sensorial para sentir a textura de um encéfalo, usando champignons como objeto experimental. Para isso, os champignons foram colocados em um recipiente fechado impedindo estímulos sensoriais de visão e olfato – os alunos precisavam fechar os olhos e sentir a experiência. No final, o objeto foi revelado resultando em muita surpresa. Nessa prática demonstrou-se como o observador impacta na percepção, uma vez que o objeto experimental foi julgado de diferentes formas de acordo com a experiência de cada aluno. Também foi discutido quais áreas do cérebro eram ativadas durante a experimentação.
Disciplina: Pedagogia Ontopsicológica: Teoria e Prática (Módulo 6 – Turma 4) Profª.: Drª Carmen Spanhol
Nesta disciplina tivemos a participação do Prof. Michael Pena como monitor da disciplina e foram realizadas diversas atividades conforme descritas a seguir:
– Jogo com ícones: refletindo sobre a possibilidade de implementar uma proposta na prática. Construindo ideias, desconstruindo certezas, refletindo possibilidades.
– Oficinas relacionadas as temáticas dos textos teóricos:
⦁ Atividades teórico-práticas com a Profa Convidada Internacional Silvia Pizzano (Uruguai).
⦁Exercícios com arte e música conduzidos pelo Prof. Michael Pena.
c) Aula Vivência sobre Formação de jovens no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.
Para esta atividade recebemos o convidado Gustavo Fronza, egresso do Bacharelado em Ontopsicologia, que trouxe sua experiência de como aluno, colaborador e professor junto à Fundação Antônio Meneghetti e Faculdade Antonio Meneghetti.
– O Projeto de Extensão Pedagogia Ontopsicológica na prática
A proposta colocou os alunos a vivenciarem os conteúdos ensinados em aula. Partimos da elaboração de um projeto a partir do Design da Aprendizagem Criativa – Modelo Carolina Costa Cavalcanti. A escolha dos locais partiu da necessidade dos alunos de experenciar determinada área e faixa etária. A princípio a liberdade de escolha gerou impacto e sentimento de desamparo, que aos poucos foi assumido com protagonismo responsável. Aos poucos foram construindo segundo a realidade encontrada nos espaços por eles escolhidos. Após a aplicação das atividades, foram elaborados relatórios com apresentações dos resultados frente a uma banca de avaliação. Foram realizados cinco projetos: ⦁ Busca do protagonismo responsável dentro do contexto Korpus Futsal; ⦁ Música e Critério Organísmico: Pedagogia Ontopsicológica aplicada na vida de jovens músicos; ⦁ Projeto IN ME AGO; ⦁ O belo desenvolvimento de um jovem na prática; ⦁ Percepção corporal na prática esportiva.
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia (Módulo 2 – Turma 7 Mensal) Profª.: Drª Carmen Spanhol
Esta disciplina teve início no mês de novembro de 2021 e foi concluída em julho de 2022, durante o Módulo 2 junto com a Turma 7 Mensal. Dentre as principais atividades desenvolvidas podemos destacar: – Seminário de Estudos dos principais teóricos das Teorias do Desenvolvimento e Personalidade humana; – Atividades ao ar livre: estudos e discussões de diversas temáticas da disciplina; – Após estudo individualizado com apresentação de mapa conceitual sobre a Teoria de Personalidade em Ontopsicologia, foi realizada uma atividade de avaliação oral em conjunto: um aluno inicia a explicação e no momento que sente dificuldade é auxiliado por um colega para dar continuidade; – Compreensão sobre os conceitos estudados com vivência prática realizada em duplas (preparar um café para a turma). A escolhas das duplas (experenciar uma díade) para cumprir a tarefa deveria acontecer sem fazer comunicação com as demais duplas. O resultado demonstrou a evolução do grupo ocorrida durante o Módulo. A foto abaixo é da atividade de encerramento da disciplina de Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia, no Módulo 2 junto à Turma 7 Mensal.
Disciplina: Instrumentos de Análise (Diagnose) II e Instrumentos de Análise (Diagnose) III (Módulo 5 – Turma 5 Mensal) Profª.: Drª Carmen Spanhol
⦁Atividades como prática ao ar livre: colheita de olivas e percepção organísmica (realizada nos pomares de plantação de oliveiras no espaço das Termas Romanas Recanto Maestro)
⦁ Atividades práticas para desenvolvimento das sensações e percepções de cada aluno O dia em que todos os alunos foram para aula usando uma peça de roupa vermelha, sem terem combinado antes:
E resgaste das sensações ao ar livre e com experiência com diversos objetos:
⦁ Atividades práticas de análise e interpretação dos sonhos Foram realizadas várias atividades práticas de análise e interpretação dos sonhos, na disciplina, com a turma, todas na sala do Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano, sem registro fotográfico. Todos os alunos fizeram registros escritos/relatórios das atividades realizadas.
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia (Turma 7 Semanal) Profª.: Mestranda Natália Santos
Dentre as principais atividades realizadas durante o I semestre de 2022, na Disciplina de Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia, realizada no Módulo 2 com a Turma 7 Semanal, destacamos a criação do jogo “Tabuleiro da Existência”. O jogo aborda conteúdos e situações relacionadas à Estrutura da Personalidade na Ótica Ontopsicológica e busca provocar nos alunos a reflexão acerca da própria atitude existencial. Este jogo é uma variação do conhecido “Jogo da Vida”, no qual há um percurso a ser realizado, não obstante os possíveis obstáculos encontrados ao longo do caminho. O jogo é composto por cartas que apresentam situações e comportamentos funcionais e disfuncionais ao ser humano e a tarefa dos jogadores é chegar a uma possível solução para as problemáticas apresentadas, afim resolver o tabuleiro, avançar no percurso existencial e chegar ao final em primeiro lugar. Esta atividade, além de reforçar de modo lúdico, prático e interativo os conteúdos teóricos abordados durante a disciplina, busca estimular o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de resposta dos jogadores.
Disciplina: Introdução às Línguas Clássicas – Grego (Turma 8 Mensal e Semanal) Profª.: Ms./Doutoranda Leici Landehrr Moreira
Na terça-feira, dia 04/10/2022, os alunos da 8ª Turma Semanal do Bacharelado em Ontopsicologia, com a Profa Ma. Leici Landherr Moreira, na disciplina “Introdução às Línguas Clássicas” apresentaram a vocalização, tradução, interpretação e aplicação pessoal/profissional de narrativas originais escritas em Grego Antigo por Esopo – figura mítica ou histórica que teria vivido entre os séculos VII e VI a.C. e produzido breves cenas dramáticas, seguidas de uma lição ou reflexão. Depois de pronunciar os textos em Grego Antigo, os alunos conduziram a leitura reflexiva e inspiradora de Λέαινα καὶ ἀλώπηξ (A Leoa e a Raposa), Ἀλώπηξ καὶ πάρδαλις (A Raposa e a Pantera), discutindo como os elementos dessas narrativas promovem a reflexão de valores morais essenciais à vida.
Do mesmo modo, os alunos da 8ª Turma Mensal do Bacharelado em Ontopsicologia na sexta-feira, dia 09/09/2022, realizaram a atividade de vocalização e tradução da moral presente nas narrativas Λέαινα καὶ ἀλώπηξ (A Leoa e a Raposa), Ἀλώπηξ καὶ κροκόδειλος (A Raposa e o Crocodilo), Ἀλώπηξ καὶ πάρδαλις (A Raposa e a Pantera), Ἀλώπηξ μηδέποτε θεασαμένη λέοντα (A Raposa que nunca avistou um leão), Ὁδοιπόρος καὶ Ἀλήθεια (O viajante e a verdade). A partir da leitura em Grego Antigo, as apresentações articularam os valores morais ao desenvolvimento pessoal e profissional.
PESQUISA EM ONTOPSICOLOGIA NO BRASIL
Este levantamento de Estado da Arte apresenta as pesquisas científicas realizadas em âmbito brasileiro nas instâncias Stricto Sensu em Cursos de Doutorado (Teses de Doutorado) e Cursos de Mestrado (Dissertações de Mestrado), Lato Sensu em Cursos de Especialização e MBA’s (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC), em nível de Graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC). Na sequência também apresenta Artigos Científicos publicados em Periódicos Científicos, Trabalhos apresentados em Congressos na área e/ou áreas afins (em nível nacional e internacional), Capítulos de Livros e Livros Publicados. São apresentados ainda textos de pesquisas provenientes de trabalhos de Iniciação Científica na área, em nível de Cursos de Graduação (por exemplo, as Pequenas Teses no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia).
A todos os autores que são pesquisadores científicos e atuam também na docência no ensino superior em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, que possuem Currículo Lattes cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi inserido o endereço eletrônico do respectivo Currículo Lattes abaixo o nome do autor nas planilhas do levantamento realizado
Período alcançado: início no ano de 1973 até a data atual.
Elaborado por: Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Antonio Meneghetti (NIP), maio a novembro de 2019.
Pesquisas de Conclusão de Curso (TCCs)
No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia os alunos realizam pesquisas científicas de conclusão de curso orientadas por um professor orientador ao final do curso. Estas pesquisas podem ser nos formatos de estudos teóricos (revisões sistemáticas e pesquisas teóricas, dentre outras) e pesquisas empíricas, que podem ser aqui visualizadas.
Para acesso aos textos completos com os resultados científicos de cada pesquisa pode ser acessado o Repositório Digital da Faculdade Antonio Meneghetti em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/
Trabalhos de Conclusão de Curso da Primeira Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui
Trabalhos de Conclusão de Curso da Segunda Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui
Trabalhos de Conclusão de Curso da Terceira e Quarta Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui
Trabalhos de Conclusão de Curso da Quinta Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui
Caderno de Resumos – Pesquisas de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse Aqui
Pesquisas de Iniciação Científica – Pequenas Teses
No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia existe um Laboratório Didático de Formação Específica que está configurado como Núcleo de Iniciação Científica. Neste Núcleo, alunos e professores orientadores trabalham especificamente em pesquisas de Iniciação Científica durante a graduação, produzindo Pequenas Teses (tesinas) ao longo dos Módulos do Curso.
São pesquisas interdisciplinares entre os principais constructos teóricos e empíricos estudados e apreendidos na interface entre as disciplinas durante cada Módulo e que, ao final, o aluno entrega como um artigo científico escrito e apresenta a uma Banca de Avaliação composta por alunos e professores do Curso.
Com estas atividades são realizadas as Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia – momentos para troca para compartilhar experiências e conhecimentos descobertos e produzidos pelos alunos do curso e são editados e publicados os “Cadernos de Ontopsicologia – Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia” nas Edições Especiais da Revista Saber Humano (https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh)
Para conhecer todos os trabalhos já apresentados nas Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia – Acesse aqui.
Estrutura
Biblioteca Humanitas (localizada no 3º andar do prédio AMF 3, com mais de 60 mil obras técnicas dos cursos de graduação e referência em obras na área de cultura humanista
Salas de aulas equipadas com multimídia, internet wi-fi, ar-condicionado
2 Espaço do IT Innovation Lab (prédio AMF 1) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Sistemas de Informação
Laboratório de Informática do Curso de Sistemas de Informação (prédio AMF 1)
Laboratório de Informática do Curso de Ciências Contábeis (prédio AMF 3)
Laboratórios de Informática de uso comum (prédio AMF 3)
Núcleo de Prática Jurídica – NPJ (Curso de Direito) (prédio AMF 3)
Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano (prédio AMF 3) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
Brinquedoteca (prédio AMF 3) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).
Laboratório de Ensino e Aprendizagem e Educação Musical (prédio AMF 3) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Sala Espaço de Inovação (prédio AMF 3) .
Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI).
Anfiteatro para aulas e atividades ao ar livre.
Central de Carreira.
Café Recanto (localizado no hall do prédio AMF 1).
Café do AMF 3 (localizado no hall do prédio AMF 3).
Ontopsicológica Editora Universitária (localizada no hall do prédio AMF 1) (empresa parceira).
Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti (localizado na Estrada Recanto Maestro, via de ingresso ao Recanto Maestro).
Piazza AMF (espaço de convivência ao ar livre, pátio interno entre os prédios AMF 1, AMF 2 e AMF 3).
Rua Coberta (espaço de convivência ao ar livre, pátio interno entre os prédios AMF 1 e AMF 3).
Espaço para convivência nos halls dos prédios AMF 1, AMF 2 e AMF 3..
Hotéis e Pousadas
Casa do Estudante
Com uma proposta pedagógica conexa à da AMF e estrutura para o aluno viver e estudar, a Casa do Estudante possui quartos duplos mobiliados, banheiro privativo, cozinha comunitária e máquina de lavar. É um ótimo ponto de partida para iniciar a própria estrada.
Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130
Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil
Restinga Sêca, Cep: 97200-000
Telefone: +55 55 3289-1139
E-mail: [email protected]
Condomínios
Existe também a opção dos prédios residenciais, com 3 modelos de apartamento disponíveis. Sendo possível morar sozinho ou dividir com colegas.
Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n
Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil
Restinga Sêca, Cep: 97200-000
Telefones: +55 55 3289-1136 | 55 9 9717-6768
E-mail: [email protected]
Este espaço foi desenvolvido e apresentado para que você: aluno, professor, colaborador, visitante e turista conheça um pouco mais o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro – o campus da Faculdade Antonio Meneghetti.
Veja na imagem os números em cada local apresentado e identifique na legenda o nome do mesmo e onde fica situado em nosso campus. Atualmente são em torno de 50 estabelecimentos com prestação de serviços a alunos, professores, colaboradores, visitantes e turistas que estão a sua disposição durante os dias da semana e também aos finais de semana e feriados no Recanto Maesto, em diversas áreas de atuação e setores.
Para conhecer a respeito dos locais de alimentação, destacamos aqui:
Recanto Café – Café do AMF 1: no hall do prédio AMF 1 (aberto manhã, tarde, noite, durante a semana e em 2 finais de semana por mês), com diversos lanches especiais;
Portuá – Café do AMF 3: no hall do prédio AMF 3 (aberto manhã, tarde, noite, durante a semana e em 2 finais de semana por mês), com diversos lanches especiais;
Restaurante Zorial di Giordana: localizado no Zorial, serve almoço de buffet por quilo e livre (aberto de segunda a sexta-feira ao meio dia e aos sábados, com alguns domingos por mês também);
Minimercado Zoriano: localizado ao lado do prédio AMF 1 (aberto manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos em horários especiais), também serve alguns lanches no local;
Pizzaria e Gelateria La Giacobina: a famosa “pizza do Jacó”, localizado ao lado do prédio AMF 1 (aberto final da tarde e noite de segunda a sexta-feira/ sábados ao meio dia e noite e domingo ao meio dia), serve a tradicional pizza italiana, preparada especialmente pelo nosso querido Sr. Jacó;
Ristorante Maestro: localizado na Torre Prime do Hotel Recanto Maestro, serve almoço e jantar (aberto de segunda a sexta-feira ao meio dia e aos sábados e domingos, também a noite) – importante fazer reserva previamente;
Restaurante da Pousada Recanto: serve almoço e jantar (aberto sexta à noite, sábado ao meio dia e noite e almoço de domingo), um lugar muito especial e aconchegante localizado junto à Pousada Recanto;
Vinícola Domus Mea: aberta para visitação ao público aos finais de semana para passar um momento especial e durante os dias da semana para visita e compra de vinhos;
Casa do Recanto: localizada na entrada do Recanto Maestro (aberta de segunda a sexta-feira e aos finais de semana), com souvenirs e lanches especiais;
Galeteria Di Paolo: localizada na entrada do Recanto Maestro (aberta todos os dias de segunda a sexta-feira no horário do almoço, com pratos executivos e rodízio; aberta sábado ao meio dia e a noite e também no domingo ao meio dia);
Restaurante Santo Termas: localizado no Parque das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com buffet por quilo;
Casa do Recanto nas Termas Romanas: localizado no Parque das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com pratos e lanches especiais;
Restaurante Di Giordana no Resorte das Termas Romanas: localizado no Resort das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com buffet por quilo;
Parilla Il Paradiso nas Termas Romanas: restaurante de parilla localizado dentro do parque das Termas Romanas Recanto Maestro, na Área Verde, é aberto para almoço e jantar de quinta-feira a domingo (domingo apenas almoço);
Restaurante da Pousada Monte Rei – Estalagem e Gastronomia: está localizado bem ao lado do Recanto Maestro, a menos de 5 minutos de carro. Possui um belo restaurante e espaço para happy hour, aberto as sextas-feiras e finais de semana, para almoço e jantar.
Acesse as páginas de sites, facebook e instagram de cada um destes locais para sua alimentação no Recanto Maestro!