Projeto Oikos Recanto Maestro Coleta de Resíduos Secos

O Projeto Oikos Recanto Maestro objetiva a sustentabilidade como fator intrínseco à sociedade contemporânea, o Oikos Recanto Maestro preocupa-se com a conscientização e cuidado acerca da destinação adequada dos resíduos recicláveis produzidos pelos moradores do distrito. Para isso, investe em ações de conscientização, cidadania e valorização das ações cotidianas.

Por meio da parceria com a Associação Força no Braço, de Restinga Sêca, promove, diariamente, a coleta de resíduos sólidos separados pelas pessoas físicas e jurídicas no Recanto Maestro. O material é coletado internamente e, depois, retirado pela Associação, que encarrega-se da separação, venda e reciclagem dos resíduos sólidos, permanecendo com os recursos financeiros obtidos dessa destinação. Além disso, o Oikos Recanto Maestro organiza atividades educacionais e culturais aos trabalhadores da Associação, a fim de valorizar o trabalho desenvolvido.

A separação de resíduos facilita a reciclagem de materiais, garantindo que boa parte dos recursos utilizados possa ter um reuso, sem necessidade de descarte na natureza. Além disso, essa prática promove um maior cuidado e reflexão acerca do consumo individual de cada um. Ainda, por meio de suas parcerias, a comercialização do material torna-se uma forma de dar sustento e dignidade aos trabalhadores que têm, nesse serviço, a sua forma de subsistência.

Conheça mais sobre a Fundação Antonio Meneghetti acessando: https://www.fundacaoantoniomeneghetti.org/