Cultivando o Saber Fazer

O Projeto Cultivando o Saber Fazer – Horta consiste na produção e comercialização de hortaliças. Os alunos ingressantes na graduação e residentes no Recanto Maestro têm a oportunidade de começar seu desenvolvimento no Espaço de Cultivo. Para isso, são guiados por profissionais técnicos da área que demonstram como deve ser feito todo o processo – do plantio até a venda – de verduras. Os próprios estudantes administram os valores envolvidos no projeto e têm espaço para contribuir em qualquer ponto da logística. Dessa forma, o Cultivando incentiva o empreendedorismo e a lógica da autossustentabilidade nos participantes.

Para desenvolver as atividades, existe o Espaço de Cultivo. Nesse local, além de acontecer a produção de legumes, verduras e chás, também há o espaço de comercialização, aberto aos clientes. Assim, os próprios estudantes fazem as vendas e são responsáveis por alcançar os produtos aos consumidores, fazendo parte da gestão do projeto. Atualmente, são consumidores das hortaliças pessoas físicas e jurídicas. Além dos moradores do Recanto Maestro, muitos visitantes acabam consumindo os produtos (e conhecendo os canteiros). Da mesma forma, não apenas restaurantes localizados no distrito como também em locais próximos são clientes fixos do Projeto. O lucro com as vendas é utilizado na própria manutenção do espaço.

Desse modo, além de se desenvolverem como produtores, os jovens trabalham habilidades comunicativas interpessoais, de controle de caixa, de cuidado com o produto, controle de satisfação do cliente e mais inúmeros aspetos que são essenciais para a gestão e criação de negócios.

Conheça mais sobre a Fundação Antonio Meneghetti acessando: https://www.fundacaoantoniomeneghetti.org/