Bacharelado em

Ontopsicologia

Desenvolvimento Humano, Cultura Humanista e Formação de Lideranças

Duração:

4,5 anos

Modalidade:

Bacharelado

Tipo de Curso

Presencial

MEC:

Nota 5

Máxima

A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Ela é o estudo da lógica do homem real, sadio, responsável e artífice positivo de bem-estar e socialidade. A Ontopsicologia afirma a filosofia humanista da vida, que compreende a saúde psíquica, a tensão ao aperfeiçoamento, ao êxito, assim como os valores existenciais, o potencial natural do homem e o seu grande futuro.

É uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral e todo o seu arco de ação no contexto social. Quando se diz que estuda o homem de forma integral compreende-se que o estuda em seus aspectos existenciais, psicológicos, biológicos, sociais, de Inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. É a ciência da autorrealização humana e da criatividade.

O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano. A Ontopsicologia é utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica, nas áreas de gestão e na formação de lideranças. Pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, como na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica e de educação, dentre outras, permitindo ao egresso uma gama variada de atuação. Veja informações mais completas sobre o Perfil Profissional do Egresso nesta mesma página .

A Ciência Ontopsicológica pode ser estudada em nível de Graduação no Bacharelado em Ontopsicologia, na Faculdade Antonio Meneghetti, primeiro Curso de Graduação do Brasil e do mundo na área, Aprovado pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) com nota máxima (nota 5), pela Portaria nº 563/2014-MEC, de 30/09/2014 e publicado em Diário Oficial da União (D.O.U.) em 01/10/2014, e Reconhecimento pelo MEC com nota máxima (nota 5), pela Portaria nº 238/2019-MEC, de 22/05/2019 e D.O.U. de 27/05/2019.

Na AMF também pode ser estudada em nível de Pós-Graduação Lato Sensu na Especialização em Ontopsicologia, curso direcionado a todos os profissionais já graduados que pretendem aprofundar seu estudo em nível teórico na área da Ciência Ontopsicológica. No Brasil, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Instituto de Psicologia, no Mestrado em Psicologia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa “Processos Psicossociais em Saúde e Educação” existe o Tema de Pesquisa em “Fenomenologia, Ontopsicologia e Formação Humana”, na qual é possível estudar a nível Stricto Sensu e também realizar pesquisa científica na área da Ontopsicologia e suas interfaces interdisciplinares.

Em nível internacional é possível estudar Ontopsicologia na Universidade Estatal Social de Moscou (RSSU), localizada na capital da Federação Russa, Moscou, com Curso de Graduação e Pós-Graduação desde o ano de 2017. A partir do mês de dezembro de 2021 teve início as atividades do Mestrado em Ontopsicologia Social e Pedagogia (Programma di Laurea Magistrale in “Ontopsicologia Social e Pedagogia”), com duração de dois anos e meio, formato online, perfazendo 2.300 horas acadêmicas, certificado com diploma estatal oficialmente reconhecido pela Federação Russa. O Programa de Mestrado é um projeto acadêmico-científico da Associação Eslava de Ontopsicologia com a Universidade Estatal Social Russa. Para mais informações sobre o Mestrado em Ontopsicologia Social e Pedagogia acesse aqui. Ainda no contexto do mundo eslavo, é possível estudar Ontopsicologia em nível de Cursos de Graduação e Cursos Livres no Institute of Psychology and Entrepreneurship (IPP), localizado na capital da Ucrânia, Kiev, desde o ano de 2019. 

E para conhecer mais a respeito das informações oficiais sobre a Ciência Ontopsicológica na internet, tais como websites, redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) e aplicativos oficiais nos quais pesquisar, organizamos aqui indicações de fontes sérias e confiáveis a respeito do conhecimento teórico, metodológico e prático da Ontopsicologia no Brasil e no mundo. 

Coordenação

Profª Drª Patrícia Wazlawick

“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

Nexo Ontológico - Definicação da Ciênica Ontopsicológica

Bacharelado em Ontopsicologia modular

Professores

Passe o mouse para mais informações

Patrícia Wazlawick

Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia na AMF; Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU); Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico na AMF; Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas (PUCRS); Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR); Gestora do Departamento Administrativo-Financeiro da AMF; Professora nos cursos de Bacharelado em Ontopsicologia e Sistemas de Informação e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF; Atua em projetos de pesquisa cientifica na área de Ontopsicologia, Pedagogia Ontopsicologia e Interfaces Interdisciplinares e é integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) da AMF e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da AMF.
Currículo Lattes

Alécio Vidor

Doutor em Filosofia (pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma); Pós-Doutorado em Ontopsicologia (pela Escola Superior de Ontopsicologia, Associação Internacional de Ontopsicologia-A.I.O., Roma); Mestre em Filosofia (pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma); Especialista em Ontopsicologia (pela Associação Internacional de Ontopsicologia em Roma); Formação em Psicanálise Clínica (pelo Programa de Formação Profissional em Psicanálise Clínica pela Escola Superior de Psicanálise de São Paulo); Bacharel em Pedagogia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF); Licenciado em Pedagogia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF); Licenciado em Filosofia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF); Professor dos Cursos de Graduação em Administração, Direito, Sistemas de Informação, Bacharelado em Ontopsicologia e Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti; Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti.
Currículo Lattes

Almir Foletto

Diretor/Presidente da Foletto Agro (Itaqui, RS) Graduado em Zootecnia (UFSM) Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersbugo-Rússia) Especialista em MBA Business Intuition Agronegócios (Faculdade Antonio Meneghetti); Professor convidado do Bacharelado em Administração e dos Cursos de Pós-Graduação (MBA e Especialização) da Faculdade Antonio Meneghetti
Currículo Lattes

Amanda Roggia Ruviaro

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFSM); Doutora em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Atua em desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo compostos bioativos para promoção da saúde e prevenção de doenças; Possui experiência profissional em farmácia comercial e farmácia hospitalar; Professora do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
Currículo Lattes

Ângelo Accorsi

Empresário, Diretor da Accorsi Consultoria e Cofundador da Impare Educação; Psicoterapeuta e Consultor Organizacional; Docente universitário em cursos de Graduação e Pós-graduação; Coaching com Formação e Certificação Internacional pela SBC; Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia na Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), São Petersrbugo, Rússia; Mestre em Psicologia Social na Pontifica Universidade Católica do Rio grande do Sul (PUCRS); Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Currículo Lattes

Annalisa Cangelosi

Doutora em Pedagogia Experimental pela Universitá degli Studi di Roma “La Sapienza”, Itália; Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), São Petersrbugo, Rússia; Especialista em Ciencias Motoras e Esportivas e Bacharelado em Educação Física pela Universitá degli Studi di Roma “Foro Italico”, Itália; Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); Atua profissionalmente no Programa de Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia, da Fundação Antonio Meneghetti, com o projeto “Coletânea Antonio Meneghetti sobre...”; Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em Instituições Internacionais Públicas e Privadas.
Currículo Lattes

Any Regina Rothmann

Curadora Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti – Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional; Empresária e empreendedora - Hotel Capo Zorial (Recanto Maestro); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia); Bacharel em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia); Diretora Comercial da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); Professora da disciplina de Carreira e Estilo de Vida II no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
Currículo Lattes

Bruno Fleck da Silva

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Filosofia pela UFSM; Especialista em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti –(AMF); Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR); Graduado e Licenciado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC Camp); Desenvolve projeto de pesquisa na área de Filosofia Contemporânea e Ética; Estudioso de Ontopsicologia; Professor do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Administração da AMF; Possui experiência na área de Música, é organista; Editor da Saber Humano-Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti e da Revista Brasileira de Ontopsicologia, do Departamento de Ontopsicologia da AMF; Tradutor para a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica e Humanista Educacional e Cultural e para Associação Brasileira de Ontopsicologia; Professor integrante do Projeto Estamos Juntos da Fundação Antonio Meneghetti; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Antonio Meneghetti (CEPSH-AMF).
Currículo Lattes

Módulos

Filosofia Perene – Carga Horária: 72h

Ontopsicologia: Ciência e Profissão – Carga Horária: 72h

Introdução às Línguas Clássicas – Carga Horária: 72h

Carreira e Estilo de Vida I – Carga Horária: 72h

Língua Italiana – Carga Horária: 60h

Pequena Tese I – Carga Horária: 36h

Escrita Criativa – Carga Horária: 72h

Ontopsicologia, Cultura e Sociedade – Carga Horária: 72h

Estrutura Científica e o Método da Ontopsicologia – Carga Horária: 72h

Teorias do Desenvolvimento, Personalidade e Ontopsicologia – Carga Horária: 72h

Carreira e Estilo de Vida II – Carga Horária: 72h

Língua Italiana II – Carga Horária: 60h

Processos Anatômicos e Fisiológicos do ser humano – Carga Horária: 72h

 

Temas Contemporâneos: Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica – Carga Horária: 72h

Física Quântica e Conhecimento – Carga Horária: 72h

Descobertas da Ontopsicologia: Campo Semântico – Carga Horária: 72h

Descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico – Carga Horária: 72h

Língua Italiana III – Carga Horária: 60h

Evolução do Pensamento e do Desenvolvimento Econômico – Carga Horária: 36h

Inteligência e Percepção – Carga Horária: 72h

Língua Italiana IV – Carga Horária: 60h

Descobertas da Ontopsicologia: Monitor de Deflexão – Carga Horária: 72h

Desenvolvimento Pessoal e de Carreira em Ontopsicologia – Carga Horária: 72h

Formação Prática Orientada I – Carga Horária: 72h

Dinâmica do Desenvolvimento Sustentável e Ecobiologia – Carga Horária: 36h

Nas Raízes do Humanismo – Carga Horária: 36h

Pequena Tese II – Carga Horária: 36h

Racionalidade Ontológica – Carga Horária: 72h

Arte e Cultura Humanista – Carga Horária: 72h

Instrumentos de Análise (Diagnose) I – Carga Horária: 54h

Instrumentos de Análise (Diagnose) II – Carga Horária: 54h

Instrumentos de Análise (Diagnose) III – Carga Horária: 54h

Língua Italiana V – Carga Horária: 60h

Métodos de Pesquisa Científica em Ontopsicologia – Carga Horária: 72h

Fisicidade, Informação e Nexo Ontológico – Carga Horária: 72h

Formação Prática Orientada II – Carga Horária: 72h

Pesquisa em Ontopsicologia (Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso) – Carga Horária: 72h

Pedagogia Ontopsicológica: Teoria e Prática – Carga Horária: 72h

Língua Italiana VI – Carga Horária: 60h

Ontopsicologia Clínica – Carga Horária: 72h

Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia I – Carga Horária: 36h

Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia II – Carga Horária: 36h

Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia III – Carga Horária: 36h

Ontopsicologia Aplicada I – Carga Horária: 72h

Ontopsicologia Aplicada II – Carga Horária: 36h

Ontopsicologia Aplicada III  – Carga Horária: 36h

Ontopsicologia Aplicada IV – Carga Horária: 36h

Ontopsicologia Aplicada V – Carga Horária: 36h

Unidade Curricular Direcionada (UCD) – Carga Horária: 72h

Notícias do Curso

Egressos de Ontopsicologia recebem aprovação no Mestrado

AMF Promove encontro institucional com o Centro Universitário de Educação Superior de Negócios, Inovação e Tecnologia (IUNIT) em Madri, Espanha.

Cerca de 390 alunos da AMF são beneficiados com a Bolsa Identidade Jovem

Viagem FOIL Brasil: AMF inicia semestre com grande novidade

Ontopsicologia volta às aulas com novidade: a Open Academy

AMF RETORNA ÀS AULAS

Depoimentos de Alunos