Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ontopsicologia

Ontopsicologia é a mais recente entre as ciências humanistas contemporâneas e tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica inerente ao humano. Através do seu método é possível a repetibilidade e a reprodutividade dos resultados. A Ontopsicologia permite, na sua aplicação, tornar exato o pesquisador, o operador, o líder em qualquer campo que este opere.

A Área de Concentração da Pesquisa Institucional da AMF congrega os fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da Ontopsicologia, tendo em vista que a mesma é uma ciência epistêmica – geral a qualquer procedimento científico ou intelectivo – e interdisciplinar, pois o seu destinatário é o operador do contexto global: o homem. Abrange também a atuação do conhecimento ontopsicológico, ou seja, suas aplicações práticas nas áreas de intervenção humanista-profissionais, tais como a Psicopatologia e PsicossomáticaPedagogiaPsicologia do LíderFilosofiaOntoarteEstéticaÉticaDireito, e Metafísica existencial.

Ciência Ontopsicológica, ao ser aplicada na prática, viabiliza a experiência humana em sua totalidade. No contexto acadêmico-educacional possibilita a passagem multidisciplinar do aluno, de modo a orientar a construção de caminhos metodológicos para a ação otimal profissional. Tanto os cursos de graduação quanto os de pós-graduação da Faculdade Antonio Meneghetti aplicam a metodologia ontopsicológica, visando formar a inteligência global do aluno permitindo que o mesmo seja capaz de produzir e visualizar a realidade em diferentes ambientes e setores, de acordo com cada especificidade de localização. O escopo principal desta formação é favorecer o desenvolvimento humano ao progressivo crescimento econômico e social, e preparar homens aptos a resolver os constantes anseios da sociedade em contínua evolução. Portanto, neste ponto encontramos, de modo científico, a relação entre conhecimento, método e cultura a serviço da humanidade.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Atos do IV Congresso Internacional

Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

O IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, com a temática Formação & Tecnologia Humana – A Educação do Futuro Já Começou, foi realizado nos dias 2 e 3 de julho de 2021 pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional, com apoio da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

A programação, no Auditório principal da AMF, contou com conteúdo atualizado, contemporâneo, internacional e diversas novas ideias e práticas de inovação no cenário amplo da Educação no século XXI.

O Congresso visa a demonstrar na prática como a Ontopsicologia pode ser usada para a formação de crianças, jovens e adultos. Reúne alunos, educadores, professores, pesquisadores, comunidade da região e visitantes do Recanto Maestro para assistirem as conferências de professores e pesquisadores sobre a Ciência Ontopsicológica e a Pedagogia direcionada ao desenvolvimento do protagonismo responsável, além de abrir espaço para a demonstração prática de educadores de diversos setores.

 

O evento, entremeado de atrações artísticas e culturais, é um importante propagador dos resultados positivos de educadores e professores que colocam, em seus ambientes de ensino e aprendizado, o protagonismo e responsabilização de seus alunos. Além disso, traz para a comunidade a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio dos palestrantes de outros locais do Brasil e do mundo, falando sobre suas realidades educativas. 

A edição, prevista para 2020, foi reagendada devido à pandemia de Covid-19.

Números

200 participantes presencialmente no Auditório da AMF;

4.236 participantes em formato on-line/remoto síncrono;

Participantes de 13 países diferentes: Brasil, Uruguai, Itália, Rússia, Ucrânia, Letônia, Estados Unidos, Peru, Suíça, Inglaterra, Singapura, Espanha, França;

Diálogo com grandes profissionais da área de tecnologia e formação humana: tais como Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Sr Marcos Pontes; o educador Prof. Dr. Gustavo Hoffmann; Prof. Dr. Celso Niskier (ABMES); as filhas do ilustrador e empresário Maurício de Souza – Mônica e Magali, além de diversos professores internacionais;

Incentivo à produção científica: apresentação de trabalhos científicos de 82 pesquisadores brasileiros e internacionais, compreendendo Peru, Rússia, Ucrânia e Uruguai, além do Brasil.

Para acessar os Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura e ler todos os trabalhos científicos publicados na íntegra, acesse: https://fundacaoam.org.br/artigoscongressopedagogia

Anais do III Congresso Internacional

“Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

Dentre os dias 21 e 22 de setembro de 2018 foi realizado o III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, realizado pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Faculdade Antonio Meneghetti. Foram dois dias de intensa dialética acerca da formação de pessoas e da educação, explorando as dificuldades e desafios pedagógicos da sociedade atual e principalmente fornecendo resoluções práticas e concretas de uma educação de valor centrada no ser humano. No qual, o fundamento está na realização individual de cada um, pois assim todos serão agentes de mudanças, começando por si, depois passando pelo próprio contexto de atuação e chegando a uma inteira sociedade. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar em uma infraestrutura completa notáveis cases de sucesso nacionais e internacionais, 163 trabalhos científicos focados no tema do Congresso e palestras com 30 pensadores, profissionais e empresários que fazem cotidianamente uma pedagogia que trazem de modo efetivo um resultado superior, tudo isso em um local permeado pelo desenvolvimento integral do ser humano.

Acesse o link https://bit.ly/2FWdvij para conhecer os Anais do III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura e verifique os diversos artigos escritos e apresentados durante esse significativo evento que leva para a humanidade uma visão de pedagogia onde o homem é o grande artífice responsável por uma nova sociedade.

 

Atos do II Congresso Internacional

“Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

“A pedagogia é a arte de formar o homem pessoa na função social” (Antonio Meneghetti). O Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e Faculdade Antonio Meneghetti em outubro de 2014, propõe a discussão teórico-científica, mas, sobretudo, prima pela apresentação de princípios práticos, de uma nova pedagogia para o séc. XXI. O ser humano é um projeto da vida, um projeto capaz de autorrealização. Partindo dessa visão, como a pedagogia pode contribuir para que a criança, o adolescente e o jovem se responsabilizem pelo desenvolvimento do potencial integral intrínseco ao seu projeto de vida? Foram acolhidos trabalhos com abordagens interdisciplinares, promovendo a discussão do tema do Congresso.

Acesse o site do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura.

Atos do Congresso Internacional

“Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

“A pedagogia é a arte de formar o homem pessoa na função social” (Antonio Meneghetti). O Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e Faculdade Antonio Meneghetti em outubro de 2014, propõe a discussão teórico-científica, mas, sobretudo, prima pela apresentação de princípios práticos, de uma nova pedagogia para o séc. XXI. O ser humano é um projeto da vida, um projeto capaz de autorrealização. Partindo dessa visão, como a pedagogia pode contribuir para que a criança, o adolescente e o jovem se responsabilizem pelo desenvolvimento do potencial integral intrínseco ao seu projeto de vida? Foram acolhidos trabalhos com abordagens interdisciplinares, promovendo a discussão do tema do Congresso.

Acesse o site do Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura.

Atos do Congresso Internacional

“Responsabilidade & Reciprocidade”

Conheça o conteúdo de todos os mais de 100 trabalhos de pesquisa científica apresentados durante o Congresso Internacional Responsabilidade & Reciprocidade, realizado em novembro de 2011 na Faculdade Antonio Meneghetti, e promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e AMF, no Recanto Maestro. Um grandioso evento que reuniu pesquisadores, empresários, docentes, alunos, comunidade e convidados palestrantes nacionais e internacionais.

Acesse o site do Congresso Responsabilidade e Reciprocidade.

Revista Científica Saber Humano

da Antonio Meneghetti Faculdade

A Saber Humano é a Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, ISSN 2446-6298 (versão eletrônica, a partir de junho de 2015) e ISSN 2178-7689 (versão impressa, desde o ano de 2010, descontinuada a partir de abril de 2015). Atualmente a revista é on-line e tem como objetivo a publicação de trabalhos que sejam classificados nas seguintes modalidades: a) artigos/resultados de pesquisas; b) revisão de literatura/estudo teórico; c) cases; d) ensaios e resenhas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia da Informação, em especial áreas de Administração, Sistemas de Informação, Direito, Ontopsicologia, áreas e afins.

Para conhecer a Saber Humano e para verificar as normas de publicação para a Revista acesse: Revista Saber Humano.