Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica

Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica

1. Apresentação

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica, destina-se a apoiar os alunos da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) nas demandas e solicitações que dizem respeito aos aspectos de seu desenvolvimento de aprendizagem, a nível Psicopedagógico, ao seu desenvolvimento pessoal, e a nível psicológico e tem por finalidade inserir e acolher na realidade acadêmica/institucional também a Pessoa com Deficiência, no que concerne a participação desta em quaisquer atividades ofertadas de forma a permitir acessibilidade dentro das dependências da Instituição.

Dando aplicação aos preceitos da IES, bem como ao seu Projeto Pedagógico e o seu Plano Institucional o objetivo geral é qualificar a nível Pedagógico e de desenvolvimento pessoal o cotidiano dos alunos em sua relação pessoal com os estudos e a vida acadêmica.

Nesse sentido, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica cumpre suas ações visando os seguintes objetivos específicos:

  • a) Acolher, escutar e direcionar alunos em demandas de nível Psicológico, Psicopedagógico e Acessibilidade;
  • b) Fortalecer o processo de permanência dos estudantes na instituição favorecendo ações que incentivem o desenvolvimento e o amadurecimento pessoal e acadêmico frente às adversidades;
  • c) Assessorar Direção, Coordenações e Professores na relação pessoal e acadêmica com os alunos;
  • d) Facilitar a convivência entre alunos, Corpo Técnico-Administrativo e Professores frente às demandas psicossociais e de nível de aprendizagem;
  • e) Implementar a política de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência na Faculdade Antonio Meneghetti baseados nas orientações legais previstas nos instrumentos normativos do Ensino Superior, Lei 13.146/2015 e demais legislações pertinentes;
  • f) Auxiliar na redução de barreiras estruturais, programáticas, pedagógicas e de comunicações, de acordo com as normas da ABNT – NRB 9050;
  • g) Promover ações que favoreçam a redução das desigualdades sociais, discriminação de pessoas e manifestação de preconceito, facilitando o convívio com a diferença e a diversidade e promovendo processo educativo inclusivo, garantindo acessibilidade e inclusão plena;
  • h) Orientar e mobilizar a comunidade acadêmica em assuntos relacionais a orientação profissional, aproveitamento acadêmico, inclusão, acessibilidade e bem-estar;
  • i) Assessorar gestores e colaboradores em questão de atendimento e serviços acadêmico-administrativos para soluções de acessibilidade;
  • j) Sugerir ações de comunicação interna e externa, que visam acolher, reconhecer, integrar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre a diversidade, ressaltando as oportunidades e as boas práticas no âmbito Institucional;
  • k) Sugerir e fomentar a aquisição de tecnologia assistiva e comunicação alternativa.
2. Equipe

O Núcleo é formado por profissionais capacitados na área específica que se destinam a esta tarefa são eles:

  • Arlei Peripolli – Pedagogia/Educador Especial
  • Bruno Fleck da Silva – Filosofia/Educação/Ontopsicologia
  • Gustavo Fronza De Prá – Ontopsicologia
  • Jardel Dallabrida – Psicologia
  • Natalia dos Santos Conceição – Psicologia/Ontopsicologia
  • Patrícia Wazlawick – Musicoterapia/Ontopsicologia/Psicologia
  • Rejane Cavalheiro – Pedagogia/Psicopedagogia
3. Atendimento

O atendimento acontece por meio de um acolhimento inicial onde é realizado o requerimento formal aberto pelo o interessado ou terceiro. A solicitação pode ser feita por parte do aluno no dia da matrícula ou diretamente no setor de acompanhamento ao aluno no decorrer do semestre, bem como pode ser solicitado pelos professores ou coordenadores.

O atendimento ao aluno é decorrente do seguinte encaminhamento:

  • I.Verificação da necessidade de atendimento por parte do próprio aluno, dos professores ou coordenadores;
  • II.Solicitação de atendimento mediante requerimento junto ao setor de acompanhamento ao aluno;
  • III.Realização o atendimento profissionalizado;
  • IV.Se necessário, devolutiva ao solicitante;
  • V.Se necessário, retorno ao atendimento.

As situações de intervenção serão avaliadas por profissionais especializados e acompanhadas pelo tempo necessário, para melhoria de sua integração, bem-estar e qualidade de vida.

O horário de atendimento é distribuído ao longo dos três turnos: manhã, tarde e noite com agendamento prévio, tendo diariamente os profissionais disponíveis, incluso aos sábados no período da manhã.

4. Serviços

Quanto aos serviços prestados à comunidade acadêmica, o núcleo atende demandas específicas relativas a: dificuldades de aprendizagem; dificuldades de relacionamento interpessoal; ansiedade; falta de atenção; falta de concentração; escuta a questões relacionadas diversidade étnica e de gênero; distúrbios emocionais e sofrimento psíquico; bem como, acolhida para diálogo visando aprimoramento pessoal e busca de resolução a questões específicas.

O Núcleo age de maneira orgânica estando ligado ao serviço de “Acompanhamento ao Aluno” que é responsável pela divulgação do serviço de apoio Psicopedagógico e psicológico, bem como, recebe das Coordenações de Curso, dos professores ou dos próprios alunos as solicitações organizando o agendamento dos atendimentos.

O “Converse com a AMF” é o serviço de escuta e apoio dialógico oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica. Existente desde maio de 2020, mediante o serviço de acompanhamento ao aluno, realiza atendimento personalizado em horário integral na IES. O atendimento é realizado de maneira privada e sem nenhum custo possibilitando orientação de caráter Psicopedagógico, Psicológico e de aconselhamento às demandas gerais: dificuldades de aprendizagem; dificuldades de relacionamento interpessoal; ansiedade, instabilidade emocional e demais sintomas; falta de atenção, entre outros.

A Central de Carreira tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da personalidade e proporcionar crescimento e progressão profissional, o projeto oferece encontros individuais e em grupos, conduzidos por um coach e/ou mentor, para ajudar o aluno a gerir a própria carreira, reconhecer pontos fortes e aprimorar as fraquezas, melhorar seu desempenho nas atividades do dia-a-dia e potencializar o seu desempenho acadêmico.

A acessibilidade ocorre no processo de matrícula em formato presencial junto à Secretaria Acadêmica da Instituição. Neste contato, o discente, geralmente acompanhado com um membro familiar informa da necessidade especial. Muitas vezes ocorre o envio do laudo médico, entretanto no momento que o aluno ou responsável declara a incapacidade é registrado via sistema educacional. Após, a Secretaria Acadêmica comunica o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica, a Coordenação de Curso e a Administração, posteriormente é contatado um profissional para aquela especificidade para dar melhor acolhimento e desenvolvimento ao discente e formação ao Corpo Técnico- Administrativo e Docente da instituição quando necessário. Também é realizada uma atividade de orientação e mobilidade de todo o campus da Instituição.

No ano de 2020 como ação responsiva frente à Pandemia da Covid-19, a IES reforçou e intensificou o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Psicológico e de Acessibilidade inovando quanto a um novo nome que o tornasse o serviço mais interessante aos estudantes, professores e também, naquele momento, aos familiares dos estudantes, passando a usar o nome “Converse com a AMF”.