Projetos ODS realizados
entre AMF & FAM

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ECOSOC nos projetos desenvolvidos entre AMF & FAM

Educar para sustentar a vida!

Na AMF os alunos de graduação são incentivados a atuarem de modo articulado junto ao contexto social construindo projetos para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios da região, orientados pela lógica do Economic and Social Council (Conselho Econômico e Social – ECOSOC). Os projetos são desenvolvidos em parceria por alunos e professores dos Cursos de Graduação da AMF com a Fundação Antonio Meneghetti Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional, localizada no Recanto Maestro.

Desde 2017 já foram 28 projetos realizados pelos alunos nos municípios da Quarta Colônia com o objetivo de:

– Educar para cidadania econômica, ambiental, cultural e socialmente responsável;

– Educar crianças e jovens para o protagonismo responsável;

– Criar parcerias público-privadas;

– Promover ações para socialização e troca de experiências, incentivando a comunicação, o diálogo e a colaboração;

– Fomentar a melhoria da qualidade de vida;

– Incentivar a criação de postos de trabalho e geração de renda;

– Plantar árvores e auxiliar com o reflorestamento;

– Desenvolver uma mentalidade sustentável em todos os envolvidos.

Conheça mais sobre a Fundação Antonio Meneghetti acessando: https://www.fundacaoantoniomeneghetti.org/

A AMF integra e faz parte do ECOSOC da ONU

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) é um dos seis órgãos principais da ONU, responsável pela coordenação do trabalho econômico e social das 15 agências especializadas da ONU, diversas comissões funcionais e cinco comissões regionais. O trabalho do ECOSOC abrange uma ampla gama de questões econômicas, sociais, culturais e ambientais. Ele desempenha um papel crucial na promoção da cooperação internacional para o desenvolvimento e na formulação de políticas relacionadas a questões globais importantes, como educação, saúde e sustentabilidade ambiental. Para mais informações, visite diretamente o site da ECOSOC em https://ecosoc.un.org/en.

A AMF integra e faz parte do PRME da ONU

Criado em 2007 por importantes figuras das principais Escolas de Negócios do mundo com suporte da ONU, o PRME, Principles for Responsible Management Education (Princípios para a Educação em Gestão Responsável, na sigla em inglês), é uma plataforma de engajamento voluntário para escolas de negócios, que tem como objetivo fomentar o ensino nessas instituições para que estas possam promover a responsabilidade corporativa e sustentabilidade, colaborando para uma nova geração de líderes regionais, nacionais e mundiais!

Para isso é utilizado a disseminação de um conjunto de valores aceitos internacionalmente a fim de formar líderes mais responsáveis e tolerantes, que saibam lidar com complexos desafios sociais e ambientais do século XXI. O conjunto de valores inclui seis princípios, sendo eles: propósito, valores, método, pesquisa, parceria e diálogo.

Você pode conferir o engajamento da AMF no PRME no link: http://www.unprme.org/participants/view-participants.php?partid=3005

O que são os ODS?

Os ODS são uma agenda mundial aprovada por unanimidade pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. A nova agenda global de desenvolvimento sustentável “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é comporta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Objetivos e metas estimulam ações em áreas de fundamental importância: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.

Depoimentos de alunos integrantes dos projetos:

“Não devemos focar apenas naquilo que pretendemos fazer, mas sim olhar ao nosso lado e ver o quanto podemos ajudar as pessoas e nosso contexto, com nossas iniciativas”
Grégori
Aluno de Direito
“Trouxe a certeza de que ainda temos pessoas boas! Que, tomando por base meus jovens colegas, vejo que nem tudo está perdido! Vejo esses jovens fazendo muitas ações boas, ajudando e se importando com os necessitados. Vejo que apesar de jovens a maturidade e responsabilidade ainda são uma prática desta geração, embora em uma pequena proporção... ‘a semente ainda germina e gera bons frutos’"
Giovani
Aluno de Direito

Para maiores informações e contato envie um e-mail para nós: [email protected]

Contribua com os ODS você também!