Bacharelado em

Ciências Contábeis

Excelência nas funções de contador, analista, especialista na área contábil e de vida!

Duração:

4 anos

Modalidade:

Bacharelado

Tipo de Curso

Presencial

MEC:

Nota 5

A Contabilidade é uma área que ganha cada vez mais importância no mundo dos negócios. Hoje, aspectos fiscais e legais são prioritários na condução das pequenas às grandes empresas e o contador é um profissional estratégico nesse processo. Com os nossos Laboratórios de Prática em Contabilidade, você vai dominar as ferramentas e processos que compõem a atividade do contabilista. Viagens e visitas técnicas aproximam você da realidade do mercado e reforçam a orientação prática do curso. As Disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança (Disciplinas Foil) ensinam você a como se posicionar e atuar no mercado para ter sucesso. Para que você possa ingressar no mercado de trabalho já nos primeiros meses de graduação, nosso Núcleo de Profissionais faz o intermédio entre os alunos e as empresas e informa sobre novas vagas na região. O Bacharelado em Ciências Contábeis da AMF prepara o aluno para exercer com excelência as funções de contador, analista e especialista na área contábil, com domínio técnico e, além disso, sendo coeficiente de solução fiscal no serviço prestado. Com uma formação integral, o aluno é capacitado a atuar nos setores público e privado, desenvolvendo uma visão ampla para conseguir se antecipar às mudanças do mercado e suas necessidades. Fundamentalmente, se forma um contador que tem domínio fiscal e de aspectos legais, mas que também tem visão integral da lógica dos movimentos fiscais, estatais e empresariais, conseguindo, a partir disso, colocar a própria inteligência a serviço do projeto do cliente, sempre em conexão com as grandes mudanças no mercado nacional e mundial.

Coordenação

Profª Ms. Leandra Calegare Meneghetti

Professores

Passe o mouse para mais informações

Paulo César Barbosa Alves

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis - Área de concentração controladoria e finanças - Unisinos; Integrante research group at CNPq governance: corporate, public and cooperative (Unisinos); Auditor Federal; Professor de Magistério Superior com experiência de mais de 25 anos nas áreas pública e privada. Vivência na elaboração de Demonstrações Financeiras, Balanços Sociais e Demonstrativos Gerenciais; Professor no curso de Ciências Contabeis na Antonio Meneghetti Faculdade.
Currículo Lattes

Michael Gonçalves da Silva

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2008); Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFU (2011); Doutor em Economia Aplicada pela UFU (2015); Atualmente é Economista da Universidade Federal de Santa Maria, chefe da seção de Convênios do Departamento de Contabilidade e Finanças. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: economia internacional, economia industrial, séries temporais, economia de empresas, desenvolvimento econômico e economia do setor público; Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF.
Currículo Lattes

Luciana Paim Pieniz

Bacharel em Ciências Contábeis; Especialista em Contabilidade Gerencial; Mestre em Extensão Rural; Doutora em Agronegócios; Docente na educação superior desde 1997; Experiência profissional em gestão de Instituições de Ensino Superior; Agronegócio e Contabilidade Societária; Professora AMF.
Currículo Lattes

Eduardo Vilanova Ribeiro

Mestre em Gestão pela Universidade Autônoma de Lisboa em Portugal; Especialista em Auditoria e Perícia pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Especialista em Governança Tributária e Empresarial pela Faculdade de Direito de Santa Maria; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria; Docente universitário na Faculdade Antonio Meneghetti; Possui uma ampla experiência empresarial nas áreas contábil, de gestão e de administração; Atuou como docente em curso Técnico de Contabilidade; Atualmente é sócio proprietário no Escritório Contábil B&F Contadores Associados.
Currículo Lattes

Márcia Regina Marchezan

Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC_RS); Especialista em Letras-Português pela Universidade Franciscana (UFN); Especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil(ULBRA); Licenciada em Letras pela Universidade Franciscana (UFN); Bacharela em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA); Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais pela Fundação Sicredi. Desenvolveu pesquisas na área de Licenciatura em Letras e em Psicanálise. Foi professora nos cursos de Letras na UFN, URCAMP, PUCRS, e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância. Participou como orientadora pedagógica na elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET. Foi Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida nos anos de 2013 a 2015 e de 2020 a 2022, fomentado pela Fundação Sicredi. Professora na faculdade Antonio Meneghetti nos cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Ontopsicologia e Ciências Contábeis; Integrante da Comissão de processo Seletivo da AMF; Coordenadora do projeto de extensão denominado Núcleo de Excelência em Linguagem; Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Currículo Lattes

Wilian Mauri Friedrich Neu

Bacharel em Direito pela Antonio Meneghetti Faculdade (com bolsa integral do Programa Federal Universidade para Todos - ProUni); Graduando em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Especializando em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Especializando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Advogado, sócio-proprietário na Renard Advocacia; Professor da disciplina FOIL para as turmas de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti.
Currículo Lattes

Camilla Brites Caetano

Graduada em Direito pela Universidade Franciscana em Santa Maria (UFN); Especializanda em Ontopsicologia na Antonio Meneghetti Faculdade; Analista jurídica do MP/RS desde 2008; Facilitadora de Práticas Restaurativas, Círculos da Paz e Clubes de leitura; Autora do livro "Clube de leitura: descubra como fazer, fazendo"; Editora e revisora de textos; Professora da disciplina FOIL nos cursos de Direito e Ciências Contábeis na Antonio Meneghetti Faculdade.
Currículo Lattes

Fabiane Volpato Chiapinoto

Doutoranda em Administração, linha de pesquisa: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pelo PPGA/UFSM; Mestra em Administração pelo PPGA/UFSM, área de concentração: Gestão Organizacional, linha de pesquisa: Economia, Controle e Finanças (2017); Especialista em Gestão Educacional pelo PPPG/UFSM (2018); Graduada em Matemática licenciatura plena pela UFSM (2014); Professora formadora do Curso de Pedagogia da Unipampa/UAB; Docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA; Atuou como apoio secretarial do Programa de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, sediado na UFSM (2011 - 2014); Atuou como professora substituta do Departamento de Matemática da UFSM (2019 - 2021); Professora do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da AMF.
Currículo Lattes

Módulos

Comunicação Empresarial – Carga Horária: 60h

Contabilidade Geral – Carga Horária: 60h

Macroeconomia – Carga Horária: 60h

Matemática Aplicada – Carga Horária: 60h

O Mundo do Trabalho e a Contabilidade – Carga Horária: 60h

Teoria Geral da Administração – Carga Horária: 60h

Competência Competitiva na Contabilidade – Carga Horária: 60h

Contabilidade Intermediária – Carga Horária: 60h

Estatística Aplicada a Negócios – Carga Horária: 60h

Matemática Financeira – Carga Horária: 60h

Microeconomia – Carga Horária: 60h

Sistemas de Informação Gerencial – Carga Horária: 60h

Contabilidade Avançada – Carga Horária: 60h

Contabilidade de Custo – Carga Horária: 60h

Fundamentos de Filosofia, Ética e Legislação Profissional – Carga Horária: 60h

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico – Carga Horária: 30h

Personalidade e Carreiras Contábeis – Carga Horária: 60h

Teoria da Contabilidade – Carga Horária: 60h

Contabilidade Societária – Carga Horária: 60h

Direito Empresarial – Carga Horária: 60h

Gestão Estratégica de Custos – Carga Horária: 60h

Legislação Social e Prática Trabalhista – Carga Horária: 60h

Liderança nas Profissões Contábeis – Carga Horária: 60h

Psicologia Organizacional – Carga Horária: 60h

Análise das Demonstrações Contábeis – Carga Horária: 60h

Constituição e Arranjos de Empresa – Carga Horária: 60h

Contabilidade Gerencial – Carga Horária: 60h

Desenvolvimento de Carreira e Liderança – Carga Horária: 60h

Legislação e Contablidade Tributária – Carga Horária: 60h

Mercado de Capitais – Carga Horária: 60h

Atuarial – Carga Horária: 60h

Laboratório de Contabilidade e Gestão – Carga Horária: 60h

Mercado Financeiro e Investimentos – Carga Horária: 60h

Planejamento Tributário – Carga Horária: 60h

Psicologia e Dinâmica Empresarial – Carga Horária: 60h

Auditoria – Carga Horária: 60h

Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Carga Horária: 60h

Estágio Supervisionado – Carga Horária: 160h

Finanças Corporativas – Carga Horária: 60h

Ontopsicologia Aplicada à Contabilidade I – Carga Horária: 60h

Técnicas para Elaboração do Trabalho de Conclusão – Carga Horária: 60h

Controladoria – Carga Horária: 60h

Finanças Públicas – Carga Horária: 60h

Ontopsicologia Aplicada à Contabilidade II – Carga Horária: 60h

Perícia, Avaliação e Arbitragem – Carga Horária: 30h

Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial – Carga Horária: 60h

Trabalho de Conclusão de Curso – Carga Horária: 60h

A música como ordem de vida percepção e cultura musical – Carga Horária: 30h

Contabilidade do Terceiro Setor – Carga Horária: 60h

Contabilidade Internacional – Carga Horária: 30h

Controladoria para o Agronegócio e Gestão Ambiental – Carga Horária: 60h

Cultura Humanista e Igualdade nas Relações Étnico-Raciais – Carga Horária: 60h

Dinâmica do Desenvolvimento Sustentável e Ecobiologia – Carga Horária: 36h

Direitos e Deveres Humanos – Carga Horária: 30h

Estética como ética – Carga Horária: 30h

Inglês Instrumental – Carga Horária: 60h

Instituições de Direito Público e Privado – Carga Horária: 60h

Jogos de Empresa – Carga Horária: 60h

Lingua Brasileira de Sinais (Libras) – Carga Horária: 60h

Nas raízes do Humanismo – Carga Horária: 30h

Obrigações Acessórias em Contabilidade – Carga Horária: 60h

Tópicos Especiais em Contabilidade – Carga Horária: 60h

Trivium: as artes da linguagem – Carga Horária: 60h

World Leaders – Carga Horária: 60h

Notícias do Curso

AMF Promove encontro institucional com o Centro Universitário de Educação Superior de Negócios, Inovação e Tecnologia (IUNIT) em Madri, Espanha.

Cerca de 390 alunos da AMF são beneficiados com a Bolsa Identidade Jovem

Aula Magna de Ciências Contábeis recebe profissionais da Ernest & Young

Viagem FOIL Brasil: AMF inicia semestre com grande novidade

AMF RETORNA ÀS AULAS

AMF realiza 9ª Convenção de Professores

Depoimentos de Alunos