Acontece na AMF!

Módulo Internacional da Escola de Formação Isomaster: Experiência de conhecimento e cultura em Istambul, Lizari e Riga

Os empresários que integram a Escola de Formação Isomaster realizaram uma experiência e jornada de formação pessoal, empresarial e cultural sem precedentes. O sexto Módulo do Curso e primeiro de 2024 aconteceu em Istambul, na Turquia, e em Lizari, Centro Ecobiológico localizado na Letônia, assim como na capital Riga. Com foco acentuado no desenvolvimento pessoal e profissional, a viagem realizada em março foi além do convencional, promovendo uma imersão profunda nas ricas tradições, história e cultura dessas regiões associadas à busca de si mesmo e ao contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento na própria área de interesse como inteligência.

A abertura do evento em Istambul teve como tema o “Em Si ôntico” (projeto de natureza que constitui o ser humano) em conferência especial conduzida pelos Professores e empresários Claudio Carrara (Brasil) e Paolo Zenorini (Itália). No primeiro dia de programação cultural da cidade que representa a síntese entre o mundo ocidental e o mundo oriental, os participantes visitaram o antigo Hipódromo Bizantino e a majestosa Mesquita do Sultão Ahmet, conhecida como Mesquita Azul (Blue Mosque). A jornada continuou com uma ode aos sentidos, passeando pelo Mercado Egípcio, reconhecido pelas suas especiarias, e pelas coloridas ruas de Balat e Fener, onde a história se entrelaça com a modernidade.

O segundo dia em Istambul foi marcado pela visita à Basílica de Santa Sofia, símbolo da arquitetura bizantina, e à belíssima Cisterna Subterrânea – a Basílica Cisterna, construída com 336 colunas de nove metros de altura, ambas construídas nos tempos do Imperador Justiniano (527-565). O palácio Imperial de Topkapi e o Grand Bazaar, com seus mais de 4 mil negócios, foram outros pontos altos, revelando facetas do Império Turco-Otomano.

A viagem continuou explorando a vibrante Praça Taksim e a histórica Avenida Istiklal, revelando a Igreja de Santo Antônio de Pádua e a Torre de Gálata (construída pelos genoveses em Istambul). Um sugestivo cruzeiro pelo Bósforo, estreito que conecta o Mar Negro com o Mar de Mármara, encerrou a estadia em Istambul, proporcionando belas vistas da cidade e unindo as margens asiática e europeia.

A chegada em Lizari, em um cenário completamente diferente, convidou os participantes a um mergulho introspectivo. Os palestrantes, Professores Claudio Carrara, Dr. Horácio Chikota e Paolo Zenorini, provocaram os participantes a ingressarem na solitude existencial do líder, passando a abordar temas mais profundos como evolução do líder, identidade empresarial, metafísica do sucesso, riqueza e espiritualidade, sucessão empresarial, maturidade existencial, entre outros temas especiais vinculados à vivência do ser na dimensão empresarial. As atividades teóricas foram enriquecidas com práticas a partir de instrumentos de intervenção da Ontopsicologia como Imagogia, Melolística e entrevistas abertas (consultorias individuais abertas).

No último dia de atividades, em Riga, capital da Letônia, foi preparada uma aula especial com o Sr. Kostyantyn Kruglov do Instituto de Psicologia e Empreendedorismo da Ucrânia, que trabalhou diferentes temáticas do mundo da liderança e também aspectos culturais abrangentes dos países bálticos. O almoço aconteceu no Rozengrāls, um autêntico restaurante medieval, de 1293. E para finalizar o dia os participantes realizaram um tour pelos espaços históricos de Riga, como a Praça da Câmara Municipal (Rātslaukums), a Igreja de São Pedro, a Catedral de Riga (Doma Baznīca) e As Três Irmãs. Esses locais, ricos em história, refletem a prosperidade medieval de Riga, sua importância religiosa e o desenvolvimento urbano ao longo dos séculos, destacando-se como símbolos da herança cultural e arquitetônica da cidade.

O Módulo internacional da Escola de Formação Isomaster foi uma experiência transformadora. De Istambul a Lizari e Riga, os empresários brasileiros retornam com novas perspectivas sobre negócios, cultura e, mais importante, sobre si mesmos, comprometidos com o perfazer em um contínuo desenvolvimento inteligente, pessoal, profissional, cultural e social de si mesmos.