Acontece na AMF!

Filosofia e história são destaques no primeiro dia da AMF em Atenas

Os estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade tiveram um dia de formação em história e filosofia no primeiro dia de atividades em Atenas, capital da Grécia, neste dia 1º de setembro. Reunidos sob a orientação do professor Bruno Fleck, foram quase 20 quilômetros percorridos entre o estádio olímpico, templo de Zeus, Liceu de Aristóteles, Prisão de Sócrates e as melhores vistas de Atenas em 360 graus.

Estádio Panathinaiko

O tour começou no Estádio Panathinaiko (Panataneico), onde os gregos celebravam as chamadas Panateneas. Ao estilo do que mais tarde virou os Jogos Olímpicos, as competições aconteciam anualmente e, as de maior importância, de quatro em quatro anos. Entre os esportes em homenagem à deusa Atena, estavam hípica, atletismo, luta, corridas de quadrigas e até disputas de beleza e música.

Uma curiosidade é que o estádio atual foi construído todo em mármore no ano 140 a.C, mas desde o ano 330 a.C. ele já existia, em madeira. O espaço tem proporções gigantescas, em uma área de 3,3 hectares e com capacidade para 60 mil espectadores. Só em mármore são 85.100 toneladas!

Liceu de Aristóteles

O Sítio Arqueológico Liceu de Aristóteles nos faz voltar ao início da Filosofia. Descoberto em 2014, super recente, o sítio foi apontado como sendo o local onde Aristóteles reuniu seus discípulos, fundando a Escola Aristotélica, por volta de 335 a.C. A Escola, àquela época, nada mais era do que um estilo de vida e de formação humana, que chegou a ter 3 mil seguidores.

Também o Liceu era dedicado a um deus, o Apolo Liceus – na Grécia Antiga, politeísta, era comum os deuses terem mais de um nome, conforme a sua área de atuação. No Liceu, o tema era o debate filosófico, com aulas seguidas por palestras públicas.

Discípulo de Platão, Aristóteles superou o mestre, sendo uma das grandes referências do professor Antonio Meneghetti para a Ciência Ontopsicológica. Se Platão focava no mundo das ideias, da metafísica, Aristóteles defendia que o mundo poderia ser compreendido a partir do próprio mundo em que vivemos.

O Liceu de Aristóteles foi descoberto em 1996, quando começaram escavações para uma edificação, e aberto ao público em 2014.

Templo de Zeus no Monte Olimpo e Porta de Adriano

As colunas hoje em restauração são um dos grandes símbolos da Grécia. No templo de Zeus Olimpo, construído entre os séculos VI e II a.C., originalmente eram 104 colunas coríntias de 15 metros de altura, todas em mármore do monte Pentélico.

Iniciada durante o governo de Pisístrato, só foi concluída quando a Grécia estava sob o poder do Império Romano, no ano 132 d.C. No local, restrito a sacerdotes e sacerdotisas, os intermediários entre os deuses e os cidadãos, eram realizadas oferendas.

Como forma de mostrar o poder de Adriano, foi construída nesta época a Porta de Adriano, arco de mármore de 18 metros de altura que separava a cidade antiga (de Teseu) da moderna (de Adriano).

O Templo de Zeus foi abalado durante a Idade Média, com um terremoto, mas as antigas colunas seguem como recordação de uma época.

Colina de Filoppapos e Prisão de Sócrates

É no caminho da Colina de Filoppapos, onde se tem uma das mais belas vistas de Atenas, que fica a Prisão de Sócrates. O caminho é todo no bosque, circundado por oliveiras e outros arbustos, em um passeio de mármore com mosaicos. Para chegar ao topo do morro, são 147 metros de altura.

No meio, a atribuída Prisão de Sócrates impressiona pelo que representa. Condenado à prisão por infringir os valores da sociedade ateniense, Sócrates foi obrigado a se matar, envenenando a si mesmo. Hoje, o filósofo é reconhecido como o fundador do pensamento livre e fundador da Filosofia Ocidental.

Monte Aeropagus

Ao lado da Acrópole, o Monte Aeropagus proporciona uma das mais belas vistas de Atenas, em oposição à Colina de Filoppapos.

Segundo a mitologia, foi neste monte que o Conselho dos Deuses julgou Ares pela morte do filho de Poseidon. O fato é que ali se instalou o tribunal de justiça mais antigo do mundo, sendo também a sede do primeiro parlamento aristocrático da Atenas Clássica.

Também foi no Aerópago que em 51 d.C o apóstolo São Paulo fez o seu primeiro sermão.