Licenciatura em

Pedagogia

Pedagogia aplicada como instrumento de aprendizado integral do ser humano.

Duração:

4 anos

Modalidade:

Licenciatura

Tipo de Curso

Presencial

MEC:

Nota 5

O Curso de Licenciatura em Pedagogia na AMF proporciona uma formação que vai além dos conhecimentos técnicos sobre Educação e Docência. Oferece disciplinas teórico-práticas desde o primeiro semestre da Graduação, tais como Estágios em Projetos Educacionais, Sociais e Culturais, em escolas da região e em iniciativas desenvolvidas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional.

O estudo da Pedagogia Ontopsicológica, que traz uma abordagem inovadora à Ciência e à área da Educação, é o grande diferencial do Curso de Pedagogia da AMF, mostrando para o acadêmico a lógica da compreensão integral do ser humano como instrumento de trabalho primordial para a aplicação funcional da Pedagogia.

O objetivo geral do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF é formar o profissional pedagogo capaz de operar em diversos contextos educacionais e empresariais, que atua o conhecimento de si mesmo como instrumento para ensinar, (re)criando processos de ensinar & aprender e contribuindo com a formação de pessoas responsáveis que, através de sua atuação e atividade profissional, contribuem para a melhoria contínua e desenvolvimento da sociedade.

O curso foi autorizado com Nota Máxima pelo MEC (Nota 5), pela Portaria nº 606/2016, de 13/10/2016 e publicada em Diário Oficial da União em 14/10/2016, e atualmente Reconhecido pelo MEC tendo recebido novamente a Nota Máxima (Nota 5), com a Portaria de Reconhecimento de Curso nº 10/2023, de 10/03/2023 e publicada em Diário Oficial da União em 13/03/2023.

 

Coordenação

Profª. Dra Tascieli Feltrin

Professores

Passe o mouse para mais informações

Patrícia Wazlawick

Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia na AMF; Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU); Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico na AMF; Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas (PUCRS); Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR); Gestora do Departamento Administrativo-Financeiro da AMF; Professora nos cursos de Bacharelado em Ontopsicologia e Sistemas de Informação e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF; Atua em projetos de pesquisa cientifica na área de Ontopsicologia, Pedagogia Ontopsicologia e Interfaces Interdisciplinares e é integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) da AMF e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da AMF.
Currículo Lattes

Juliana Maia Borges

Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Mestra em Reabilitação e Inclusão pelo IPA - Porto Alegre. Doutoranda pela UFSM no PPGENF, em Enfermagem, linha de pesquisa Saúde, cuidado e Enfermagem. Atualmente é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. Ainda docente em outros cursos de graduação da mesma instituição. Também, Tutora e professora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Reabilitação Física da UFN. No presente, atua como docente na Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Seca, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia. Foi professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como terapeuta ocupacional no Hospital Universitário de Santa Maria, compondo a Equipe do CIAVA (Centro Integrado de Apoio à Vítimas de Acidentes) no período de maio de 2013 à dezembro de 2014, atuando na reabilitação dos sobreviventes da Boate Kiss. Atua como terapeuta ocupacional desde sua formação em 2008, perpassando por diferentes áreas dentro da profissão.
Currículo Lattes

Márcia Regina Marchezan

Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC_RS); Especialista em Letras-Português pela Universidade Franciscana (UFN); Especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil(ULBRA); Licenciada em Letras pela Universidade Franciscana (UFN); Bacharela em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA); Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais pela Fundação Sicredi. Desenvolveu pesquisas na área de Licenciatura em Letras e em Psicanálise. Foi professora nos cursos de Letras na UFN, URCAMP, PUCRS, e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância. Participou como orientadora pedagógica na elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET. Foi Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida nos anos de 2013 a 2015 e de 2020 a 2022, fomentado pela Fundação Sicredi. Professora na faculdade Antonio Meneghetti nos cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Ontopsicologia e Ciências Contábeis; Integrante da Comissão de processo Seletivo da AMF; Coordenadora do projeto de extensão denominado Núcleo de Excelência em Linguagem; Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Currículo Lattes

Vivien Kelling Cardonetti

Possui Pós-Doutorado (2019) e Doutorado (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, na Área de Concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela UFSM - RS (1987). Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino - MEN, do Centro de Educação - CE, na UFSM-RS, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016). Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença, tendo interesse especial nas seguintes temáticas: imagem fílmica e docência; experimentações com leituras, escritas e imagens; revezamento entre teoria e prática; conexão intensiva entre infância e artes visuais; cenários formativos como um laboratório de experimentação; entrecruzamentos entre artes visuais e educação especial. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura - GEPAEC, vinculado ao CNPq e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação).
Currículo Lattes

Tascieli Feltrin

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Gestão Escolar (UFSM); Graduada em Letras - licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES); Atua com formação de professores em parceria com instituições públicas e privadas; Servidora pública na rede municipal de educação de Santa Maria; Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Políticas e Educação (GEPE/AMF); Professora de Políticas Educacionais da Educação Brasileira na Faculdade Antonio Meneghetti.
Currículo Lattes

Paula Xavier Scremin

Doutoranda em educação pelo PPGE - Educação da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM(2019) Mestre e especialista em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC) Especialista em Tradução e Interpretação de Libras, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Especialista em Educação de surdos de Libras Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC) Pós graduanda em LIBRAS - Tradução e Interpretação e Docência (UNíNTESE) Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Franciscana (atual UFN) Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM) Experiência na área de Educação no ensino fundamental, alfabetização e Atendimento Educacional especializado e no ensino superior nas disciplina de Língua Brasileira de Sinais- Libras; didática; filosofia e história da educação e em estágios, orientação de trabalhos. Pesquiso os seguintes temas: Codas (Children of Deaf Adults), surdos, docência, interculturalidade, cultura ,sujeitos culturais e a escola
Currículo Lattes

Alíssia Dornelles

Psicóloga graduada pela UFSM; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSM; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura - UFRGS; Especialista em Clínica Psicanalítica - ULBRA Santa Maria; MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação; Coordenadora Regional das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde - SES/RS; Tem experiência no trabalho clínico e em instituições, realizando a articulação com dispositivos de cuidado na atenção primária à saúde, educação e assistência social; Professora na Antonio Meneghetti Faculdade.
Currículo Lattes

Hamlet Xavier Simon

Coordenador do Curso de Administração da Antonio Meneghetti Faculdade; Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade de Santa Maria (UFSM) Professor colaborador do curso de Relações Internacionais da Universidade de Santa Maria (UFSM) Professor do Curso de Administração da AMF.
Currículo Lattes

Módulos

Comunicação e Língua Portuguesa

Desenvolvimento Neuropsicomotor

Estágio em Pedagogia I

Língua Inglesa I

O Mundo do trabalho e a Pedagogia

Pensamento Histórico Pedagógico I

Psicologia da Educação I: educação infantil

Aprendizagem do Corpo: Jogo, Brinquedo e Esporte

Competência Competitiva e Pedagogia

Educação Musical

Estágio em Pedagogia II

Língua Inglesa II

Pensamento Histórico Pedagógico II

Psicologia da Educação II Anos iniciais e EJA

 

Educação, Corpo e Arte

Estágio em PEdagogia III

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Língui Inglesa III

Pensamento Histórico Pedagógico III

Personalidade e Carreiras na Pedagogia

Sociologia da Educação: Infância e Sociedade

Arte e Educação: Teatro, Dança e Artes Visuais

Educação Inclusiva

Estágio em Pedagogia IV

Filosofia da Educação

Liderança nos Contextos Educacionais

Língua Inglesa IV

Políticas Educacionais da Educação Brasileira

Aprendizagem das Ciências da Vida

Aprendizagem do Conhecimento Histórico

Comunicação, Linguagem e Tecnologias Educacionais

Didática

Estágio em Pedagogia V

Oralidade, Leitura e Escrita

Aprendizagem dos Espaços e Ecossistemas

Educação Matemática I

Estágio em Pedagogia VI

Organização da Ação Pedagógica em Projetos Educacionais e nos Anos Iniciais

Princípios e Métodos de Gestão Educacional

Processo de Alfabetização

BNCC Formação Aprofundamento das Competências I

Currículo e Avaliação

Educação Matemática II

Estágio em Pedagogia VII: Regência I

Metodologia da PEsquisa em Ciências da Educação

Pedagogia Ontopsicológica

Processo de Alfabetização II

BNCC Formação Aprofundamento das Competências II

Cultura Humanista e Igualdade nas Relações Étnico-Raciais e História Afro-Brasileira e Indígena

Estágio em Pedagogia VIII: Regência II

Pedagogia Ontopsicológica II

Trabalho de Conclusão de Curso

Dinâmica de Grupo e Aprendizagem Colaborativa

Dinâmica do Desenvolvimento Sustentável e Ecobiologia

Gestão de Projetos Educacionais

Língua Inglesa V

Língua Inglesa VI

Pedagogia da Criatividade

Psicopatologia da Criança e Adolescente

Sociologia da Educação II: Sistema e Personalidade

Tópicos Especiais em Pedagogia I

Tópicos Especiais em Pedagogia II

Trivium: as artes da linguagem

Notícias do Curso

AMF abre inscrições para supervisores no Programa PIBID com bolsas para docentes da educação básica

A Faculdade Antonio Meneghetti participa da segunda edição do Santa Summit

A Fundação Antonio Meneghetti e a Antonio Meneghetti Faculdade comunicam oficialmente a chamada para trabalhos do VI Congresso Internacional de Ontopsicologia e Desenvolvimento Humano

AMF Promove encontro institucional com o Centro Universitário de Educação Superior de Negócios, Inovação e Tecnologia (IUNIT) em Madri, Espanha.

Aula Magna de Pedagogia aborda reflexões sobre o corpo

Cerca de 390 alunos da AMF são beneficiados com a Bolsa Identidade Jovem

Depoimentos de Alunos