Blog da AMF!

Conheça a estrutura do Mundo AMF

A infraestrutura e o ambiente da AMF são perfeitos para a formação, oferecendo instalações compatíveis para o desenvolvimento integral de alunos, professores e colaboradores. Livre acesso à internet, cafeterias, amplo espaço de convivência interno e ao ar livre e conforto na medida são itens que compõem o dia a dia do Mundo AMF.
Hoje, a AMF possui quatro prédios, que abrigam as aulas dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Ontopsicologia, Sistemas de Informação, Hotelaria e Gastronomia (em breve). Com arquitetura idealizada pelo nosso patrono, acadêmico professor Antonio Meneghetti, tudo aqui foi pensado para proporcionar o melhor estudo, com prédios banhados por luz natural, facilidade de acesso e salas de aula promotoras da qualidade do ambiente educacional.
Na estrutura central, ficam os prédios AMF 1, AMF 2 e AMF 3. O prédio AMF 4, o mais recente a ser inaugurado, é específico para a Escola de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar. Em comum, o fato de que todas as instalações são ladeadas pela ampla vegetação e jardins do Recanto Maestro, prezando pela máxima higiene e limpeza, iluminação adequada, boa acústica e ventilação.
Para proporcionar um ambiente de completa aprendizagem, todas as salas são equipadas com quadro branco, data-show, tela de projeção, caixas de som, ar-condicionado e mesas para os alunos e professor.
No AMF 1, concentram-se as áreas administrativa, comercialfinanceira e acadêmica. O prédio possui cafeteria com mesas e amplo espaço de convivência, além de ser o local que abriga o Auditório principal, destinado aos grandes eventos e formaturas, e mais dois miniauditórios, onde são realizadas aulas e palestras. Ali também se encontra a livraria da Ontopsicológica Editora. No subsolo do prédio, já em conexão com o AMF 2, os alunos encontram gráfica expressa, sala da Central de Carreira, laboratórios de informática, além de outras facilidades.

O AMF 2, com arquitetura ímpar, privilegia as salas para as metodologias interativas. São espaços amplos, com mesas que podem ser individuais ou coletivas, onde os professores e alunos encontram diferentes possibilidades de interação e aprendizado. As paredes, todas coloridas, são próprias para serem utilizadas como lousas onde as turmas podem escrever com giz, colar adesivos, fazer anotações, gráficos, esquemas, desenvolvendo a criatividade, o lado artístico e qualificando o raciocínio.
No AMF 3, a comunidade acadêmica encontra outro café com mesas e espaço de convivência. Neste prédio, além de miniauditório e salas especiais como o Espaço de Inovação e da Escola de Negócios, está situada a Biblioteca Humanitas. Um lugar especialmente dedicado aos livros e aos estudos, a Humanitas é toda envidraçada, proporcionando uma das mais belas vistas do Recanto Maestro. No acervo, os alunos têm à disposição todos os livros solicitados pelos professores, além de revistas e jornais, contando ainda com computadores para pesquisa e salas individuais e coletivas para estudo.

Idealizado especialmente para abrigar a Escola de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar, o AMF 4 apresenta tudo o que os alunos precisam para aprender a arte e o ofício de cozinhar e atender ao cliente. Cozinhaconfeitariapadariacafeteriarestaurante Colibridespensa, câmaras frias se somam às salas de aula, à disposição dos alunos em um ambiente projetado especialmente para o estudo gastronômico.
Junto ao AMF 4 ainda encontramos o Hotel Capo Zorial, hotel-escola do curso de Tecnólogo em Hotelaria, onde os alunos encontram toda a estrutura – em operação comercial – de um hotel para as aulas práticas.
De forma a proporcionar máxima facilidade de circulação e segurança para todos os públicos, os prédios da AMF são todos projetados com portas amplas, piso plano e antiderrapante, sinalização tátil no piso para a acessibilidade arquitetônica e estrutural e rampa de acesso às salas. Os prédios 2, 3 e 4 são equipados com elevadores e, no prédio 3, se encontra uma bela escada rolante, banhada pela luz natural de extensa claraboia.

Para manter toda essa estrutura sempre em perfeitas condições, além de investimentos constantes em manutenção, a limpeza e conservação é feita diariamente, sendo também incentivada a separação correta do lixo, por meio de lixeiras para resíduos recicláveis e orgânicos, vinculadas ao Projeto Oikos.
As instalações e salas de aula apresentam manutenção preventiva regular, garantindo a preservação tanto da estrutura arquitetônica como dos móveis e equipamentos, incluindo os amplos recursos de tecnologia da informação e comunicação. Todos os ambientes da AMF, amplamente iluminados, são decorados com quadros de OntoArte, de autoria do professor Antonio Menehetti, que além de embelezar e promover a estética do local, compõem o acervo da obra do patrono da AMF.
Na continuidade da AMF, entre os prédios da faculdade e a Casa do Estudante, a comunidade acadêmica ainda dispõe de pizzariaminimercado e farmácia, que oferecem produtos e serviços necessários para atender ainda melhor os estudantes, e anfiteatro. O ambiente de sala de aula se estende ainda para os gramados e jardins da AMF, amplamente utilizados pelos professores para aulas ao ar livre, onde são exaltados o humanismo e o livre pensar.