Blog da AMF!

Confira as formas de ingresso na AMF

Quando queremos buscar uma formação superior, o Vestibular costuma ser uma das formas mais tradicionais de acesso, principalmente para os jovens que estão finalizando o Ensino Médio. Há outras maneiras, no entanto, de ingressar no Mundo AMF, seja por transferência de outra instituição de ensino superior ou após a conclusão de um curso de graduação.
Vamos conhecer neste post cada forma de ingresso na AMF:

Vestibular
Na Antonio Meneghetti Faculdade, até o Vestibular é realizado de forma a respeitar e valorizar o seu jeito único de ser. Aqui, não há dias exclusivos de prova, que colocam todos estudantes em polvorosa.
O Vestibular AMF é agendado, com opções de data e horário para realização de provas de acordo com a sua preferência, como você pode verificar no Edital do Processo Seletivo Vestibular 2024.
As provas acontecem no campus Recanto Maestro, no prédio principal da AMF (AMF 1 e/ou AMF 3), nas datas organizadas e em horários flexíveis, conforme a sua necessidade. Assim você vem tranquilo passar pelo processo seletivo.

Transferência
Se você já estiver cursando algum curso superior e quiser trocar para a AMF, você pode solicitar o ingresso sem prestar o Vestibular. Esse processo se chama Transferência. Ele é um pouco burocrático, pois exige transferência de documentos entre uma instituição e outra, mas nada muito complicado.
Para começar, você deve formalizar a solicitação de Transferência junto à Central de Relacionamento da AMF. Na oportunidade, será agendada entrevista com a Coordenação do curso selecionado. Na entrevista, você deve comparecer com seu Curriculum Vitae. Neste momento você conhece a estrutura curricular da AMF e é analisada a possibilidade de transferência.
Após, você deve solicitar à Secretaria Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade um Atestado de Vaga, que deverá ser apresentado à sua instituição de origem, formalizando o pedido de Transferência.
A partir dessa informação, a Instituição de origem encaminhará diretamente à Secretaria Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade a Guia de Transferência de Matrícula da Instituição de Ensino Superior, atestando vínculo e que não se encontra em sub-judice (aguardando determinação judicial).
No que você receber da Secretaria Acadêmica da AMF a comunicação da chegada dos documentos, você deve formalizar a matrícula trazendo os seguintes documentos:

Histórico do Ensino Superior (original e cópia);
Conteúdos Programáticos das disciplinas (cópia das ementas e dos programas das disciplinas cursadas com aprovação);
Comprovante de vínculo de matrícula com a instituição de origem;
Cópia do Registro de Nascimento ou Casamento;
Cópia da Cédula de Identidade e CPF (frente e verso – não é aceito documento de habilitação);
Cópia do Título de Eleitor (frente e verso) e do comprovante de quitação eleitoral;
Cópia do Documento de Quitação com o Serviço Militar ou do Alistamento, quando for o caso;
02 fotos 3×4, recentes e iguais;
Cópia do comprovante de residência.
Observação: a matrícula de aluno transferido, depois de autorizada, está condicionada à apresentação da via original da guia de transferência emitida pela instituição de origem.

Servidores Públicos
Se você for estudante e servidor público civil ou militar, removido ou transferido ex-officio (por determinação superior) para o município ou localidade próxima, ou tiver algum de seus dependentes estudantes, a matrícula é concedida independentemente da existência de vaga, nos termos da lei.

Ingresso Diplomado
Quem já possui uma graduação também pode ingressar no Mundo AMF sem a necessidade de prestar Vestibular.
Os documentos são semelhantes aos da Transferência, porém sem a necessidade de envolver requerimentos da instituição anterior, sendo necessário apenas o Diploma e Histórico do Ensino Superior.
Confira abaixo a documentação necessária:
Curriculum Vitae do requerente;
Diploma da Graduação (cópia autenticada);
Histórico do Ensino Superior (original e cópia);
Conteúdos Programáticos das disciplinas (Se desejar aproveitamento);
Cópia do Registro de Nascimento ou Casamento;
Cópia do Documento de Quitação com o Serviço Militar ou do Alistamento (homens);
02 fotos 3×4, recentes e iguais;
Cópia do comprovante de residência.
Informe-se sobre o período de matrículas pelo telefone (55) 9-9998-0696 ou e-mail: [email protected]

Agora que você já sabe todas as possibilidades de ingressar no Mundo AMF, escolha o seu curso e venha fazer parte da Geração AMF.