Blog da AMF!

Aos pais

Um dos momentos mais significativos que temos nas nossas vidas como pais é quando os filhos decidem ingressar em um curso superior. Parece que passa um filme na nossa cabeça – a gente os vê pequenos, lembra das primeiras amizades, depois sendo alfabetizados, os sonhos de criança vão se tornando realidade. E quando essa mudança, que marca a passagem para a vida adulta, vem acompanhada da saída de casa, é natural que venha junto com o orgulho de ver o filho ou filha estudar uma série de preocupações.
Afinal, é a primeira vez que eles estarão por conta. Nesse momento, é preciso confiar na educação que foi dada, mas principalmente ter ao lado uma instituição de ensino como a AMF, que foca no crescimento individual de forma responsável. Por aqui, além de contar com uma formação humana, você e o seu filho vão encontrar toda uma rede de suporte para garantir que a saída da casa dos pais seja a mais tranquila e proveitosa possível, de modo que gradativamente o jovem conquiste seu espaço com segurança.

Para começar, além de poder contar com a Casa do Estudante como moradia pedagógica, todo aluno da AMF participa logo ao chegar de uma imersão neste mundo de possibilidades que é o Recanto Maestro. Como, por mais que a gente cresça enquanto instituição de ensino, mantemos nosso atendimento focado na valorização humana, já faz parte da nossa essência o bem receber. Isso significa que ele é realmente apresentado ao Recanto. Nossa equipe faz um verdadeiro tour por todo o campus, mostrando onde fica cada estrutura – prédios, mercado, farmácia, ginásio, principais empresas, entre outros – e o que o jovem pode encontrar em cada uma delas. Isso já dá uma sensação de familiaridade.

Como não bastasse, a gente, como vocês, sabe que muitas vezes o jovem está vivendo a primeira aventura solo, longe dos pais e de casa. Então, todas as coisas práticas do dia a dia também são vivenciadas nas aulas da Escola da Vida. Como o próprio nome diz, o projeto da Fundação Antonio Meneghetti é destinado a todos os jovens do primeiro semestre e ensina a viver. Nos encontros, eles recebem desde as noções mais básicas de planejamento financeirohigiene pessoal e organização do próprio espaço até a maneira como devem se vestir e se portar na primeira possibilidade que tiverem de uma entrevista de estágio ou emprego, por exemplo. Isso forma nossos alunos – seus filhos – para a vida!
Outro aspecto, que a gente sabe que é muito importante, é que os jovens sentem saudades. Da comida, da mãe, do pai, dos irmãos, do cachorro, de tudo. Por sua vez, os pais também sentem falta do filho. É natural. Neste momento, precisamos fazer um trabalho conjunto, para incentivar a permanência no curso, que será fundamental para a vida. Se de um lado os pais precisam permitir que eles cresçam, evoluam e se realizem como pessoas, com conquista da autonomia e responsabilidades, por outro a AMF está preparada para esse momento.

Por aqui, além de todas as ações coletivas que realizamos, a gente conta com suporte pedagógico e psicológico individual. No Setor de Acompanhamento ao Aluno, estamos preparados para responder às questões mais básicas, mas também a escutar sobre questões pessoais, a orientar e a encaminhar para um apoio específico, se for o caso, compreendendo e sendo suporte para que o jovem vá trilhando sua estrada a partir do próprio potencial.
Cada pessoa é única. E seu filho ou filha não é diferente. Ele tem uma identidade única. Por isso buscamos entregar uma formação que seja sob medida para que ele se desenvolva como um ser humano pleno, capaz, apto a buscar o conhecimento de forma eficaz e de qualidade.