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A crise na Educação

O COVID-19 interrompeu os sistemas de educação em todo o mundo, forçando o fechamento presencial de escolas desde o início de março de 2020. Apenas agora, em 2021, vemos uma retomada das atividades presenciais nas escolas brasileiras. 

 

No auge da crise, estima-se que mais de 1,5 bilhão de alunos ao redor do mundo foram afetados pelo fechamento de escolas (UNESCO, 2020). Além do número impressionante de 258 milhões de crianças fora da escola (UNESCO, 2020), para os alunos que frequentam a escola, há evidências de que há níveis de aprendizagem mais baixos do que o esperado nos modelos puramente digitais que foram adotados por conta da pandemia. 

 

Isso levanta a questão de como qualquer aprendizagem poderia ocorrer posteriormente a pandemia para esses estudantes. Com o objetivo de preparar educadores para esse novo horizonte do ensino, o IV Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” traz tal questionamento para a mesa de debates. A proposta que estudaremos juntos? De que modo a tecnologia pode estar a serviço do ser humano para a construção de um processo de ensino-aprendizagem que seja de vanguarda mas que, ao mesmo tempo, preserve os valores perenes da educação infantil e jovem que são tão fundamentais a nossa construção como cidadãos globais.