Acontece na AMF!

Alunos da AMF avançam para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem com projeto inovador de reciclagem

Três alunos do curso de Sistemas da Informação da Antonio Meneghetti Faculdade irão concorrer à etapa estadual do Desafio Liga Jovem, uma das maiores competições de empreendedorismo e inovação para jovens no Brasil. O grupo, formado por Bernardo Couto Pereira, Fernanda Soares e Nícolas de Siqueira França, está entre os seis do estado que passaram para a segunda fase. O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional promovida pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, voltada para estudantes de todo o Brasil. A edição de 2025, a terceira do evento, busca incentivar jovens a desenvolverem soluções inovadoras e de impacto social, utilizando a tecnologia como ferramenta para resolver problemas reais enfrentados por suas escolas ou comunidades.

Sob orientação laboratório do curso, o InfoHub, os estudantes seguem agora para a etapa estadual, fortalecendo ainda mais a presença da AMF no cenário de inovação e empreendedorismo jovem. O projeto da equipe é uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, marketplace, gamificação e recompensas em ecoins (moedas digitais), com o objetivo de incentivar comportamentos que gerem impacto positivo no meio ambiente a partir da reciclagem.

Durante a apresentação, o protótipo da plataforma chamou atenção ao demonstrar a IA identificando materiais recicláveis, o que destacou a viabilidade técnica e a visão de futuro da proposta. Segundo o feedback recebido pelos avaliadores do desafio, o projeto combina criatividade, impacto socioambiental,, com grande potencial para educação ambiental e mudança de comportamento da sociedade. O reconhecimento do valor e impacto da ideia foi unânime, mesmo que a necessidade de detalhar melhor o modelo de receita e os custos para garantir a sustentabilidade financeira de longo prazo tenha sido ressaltada.