De modo geral, a formação de pessoas é uma das atividades mais importantes e perpassa diversos níveis e ambientes de um país. Em qualquer profissão, por exemplo, novas pessoas estão continuamente sendo formadas e estão continuamente se formando, pois esse processo é constante.
Nisso, se chega a uma conclusão (que é inclusive relembrada com frequência em palestras, programas de TV ou mesmo rodas de conversas): no desenvolvimento social, é indispensável o ofício daqueles que formam outras pessoas, e nisso estão inclusos professores, pais, gestores, empresários, psicólogos, coachs… A lista é imensa. Em todas essas profissões, está implícita a Pedagogia.
Etimologicamente, “Pedagogia” vem da junção de παις (pais), do grego, que significa “criança”, e αγο (ago, do grego) e ago (latim), e os dois termos trazem o sentido de “acompanhar”. Pedagogia, então, é a condução da criança, a arte de como coadjuvar ou desenvolver uma criança à realização. Nessa definição, é importante levar em conta que se faz necessária uma ampliação de sentido: Pedagogia não é praticada somente com crianças, mas em todo e qualquer ambiente no qual estejam presentes as relações interpessoais.
Mas, para a correta aplicação da Pedagogia, pode-se observar, por exemplo, como funciona a natureza: a flor desabrocha de dentro para fora, e uma grande árvore é proveniente do interior de uma pequena semente. Desse jeito deve ser feita praticada a Pedagogia: provocando o homem a se desenvolver de dentro para fora. Isto é reforçado pela palavra “educação”, que normalmente está muito ligada à Pedagogia. A etimologia de “educação” é ex ducere, “conduzir para fora”, pois a educação se faz justamente ao trazer para fora, ao expressar no mundo exterior a identidade do indivíduo.
O curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF traz justamente essa visão: o conhecimento é inerente, e o papel do educador é o de, a partir da compreensão integral do ser humano, propiciar o desenvolvimento do outro a partir da própria interioridade, pois o seu instrumento de trabalho primordial é o outro!
– O nosso curso traz a proposta da Ontopsicologia para a Pedagogia. Com isso, o aluno começa a compreender que cada um já possui um projeto, dado pela própria vida, e que o papel do educador não é o de impor, mas o propiciar o indivíduo à realização desse projeto. Com isso, se entende que é preciso responsabilizar o outro em escolhas e decisões, pois o outro é inteligente e capaz de saber o que é bom para si. Em suma, o aluno aprende a oferecer os meios para um desenvolvimento segundo a própria identidade de cada um, provocando para que o outro chegue ao conhecimento, para fazer desabrochar nela a sua dignidade e o seu valor;
– Dentro da visão de que a teoria e a prática estão simbioticamente ligadas no processo de aprendizado, temos estágios e atividades práticas desde o começo do curso. O aluno pode começar a se experimentar em um dos diversos projetos de extensão desenvolvidos no Recanto Maestro ou mesmo em escolas da região;
– A AMF disponibiliza de estrutura completa para todos os cursos, e no caso da Licenciatura em Pedagogia, temos a Brinquedoteca e a Sala de Ensino-Aprendizagem. Além disso, o curso se vale da estrutura da Clínica do Recanto Maestro para realização de algumas aulas;
– Os alunos da AMF estão sempre em contato com grandes estudiosos da Pedagogia e de áreas afins, como a Filosofia e a Psicologia, em um intercâmbio que agrega conhecimento e mostra aos alunos novas alternativas e modos de praticar a ciência da educação. Um exemplo recente foi o seminário ministrado pela professora italiana Margherita Carotenuto, graduada em Filosofia pela Universidade Federico II, de Nápoles, em Psicologia pela Universidade La Sapienza, de Roma, especialista em psicologia com abordagem ontopsicológica pela Universidade Estatal de São Petersburgo. Ela atua como psicoterapeuta, professora e colaboradora científica de obra publicadas a partir do pensamento ontopsicológico e trouxe para o seminário uma vasta experiência no ensino e formação de jovens, adultos e profissionais. Durante uma semana de aula, a filósofa deu aulas sobre a história da educação, desde os Sumérios até as práticas pedagógicas mais atuais.
– O curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF forma o aluno de maneira singular, mostrando-o a Pedagogia como um meio para recuperar a dignidade, o valor intrínseco de cada ser humano por meio de uma atuação mais provocativa, estimulando a criatividade e fazendo que o conhecimento nasça de dentro do indivíduo, e de forma menos impositiva, pois se entende que cada um já possui em si todos os instrumentos para o próprio desenvolvimento, e o pedagogo deve justamente fazer com que isto desabroche.
– O objetivo do curso, por ter uma visão global sobre a Pedagogia, é formar um profissional capacitado a atuar em diversas áreas, nos mais variados contextos educacionais e empresariais, atuando o conhecimento de si mesmo como instrumento para ensinar, gerando pessoas responsáveis que, através do seu exercício, beneficiam também a sociedade.
– Eventos Internacionais de Pedagogia: A AMF vê a Pedagogia como uma das mais importantes ciências para o desenvolvimento social, e é por isso que aqui são realizados grandes eventos na área. O Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura” acontece a cada dois anos e coloca no centro da discussão a Pedagogia, o que vem sendo feito hoje e como se pode aprimorar, em várias áreas. A terceira edição do Congresso acontece em setembro desse ano! Outro bom exemplo é o Symposium Internacional “Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro”, realizado em setembro de 2017 pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista, Cultural e Educacional; pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); e pelo Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, na Sede da UNESCO, em Paris. Com mais de 200 pessoas, entre alunos, professores, empresários, autoridades do Brasil, Rússia e França, o evento científico marcou os 10 anos da AMF e também foi o decênio da conferência realizada pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti. O Symposium, então, foi um grande momento para discutir aquilo que Meneghetti expôs, 10 anos antes, e debater desdobramentos, soluções para as problemáticas e situações evidenciadas pelo Professor.
Seu sonho é ser um grande Pedagogo? Então venha construir o seu futuro conosco!
© 2024 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Desenvolvido por orbitdesign.com.br