Blog da AMF!

Metodologia FOIL

Quando você chega na AMF, além de ser impactado por todo o contexto do campus localizado no Recanto Maestro, você começa a conhecer uma das mais inovadoras metodologias de formação de empreendedores e de líderes, a Metodologia FOIL (Formação Empreendedora e Liderança). Essa metodologia, desenvolvida pelo acadêmico professor Antonio Meneghetti, faz parte de todos os cursos da Faculdade e também orienta o modo de viver dos nossos alunos, professores e colaboradores.

Mas o que a Metodologia FOIL tem de tão especial? Para começar, ela está naturalmente baseada na Ciência Ontopsicológica, que acredita na grandeza e na superioridade do ser humano. Vencedor na essência, o homem precisa, na sua construção histórica, no seu fazer diário, formar-se ao longo de toda a vida, aperfeiçoando a natureza por meio da experiência. Para isso, são necessárias competências específicas, que possibilitam a construção e a realização conforme a sua própria identidade.
São essas competências específicas, as FOIL Skills, que trabalhamos diariamente na AMF com nossos alunos. Certamente você já ouviu falar das Hard Skills e das Soft Skills, presentes nas escolas contemporâneas de ponta. As hard skills dizem respeito às competências técnicas, específicas do curso que você vai estudar e que o qualificam a exercer a profissão; as soft skills são aquelas competências humanas, comportamentais, e que todos nós precisamos para poder lidar com os outros, desenvolvendo habilidades de relacionamento e de inteligência emocional.

As FOILS Skills vão além, ensinando ao aluno a lógica do sucesso. Elas estão presentes em todas as Disciplinas FOIL, que acontecem em todos os semestres de todos os cursos. É o que a gente academicamente chama de matriz transversal, pois elas fazem parte de toda a grade curricular dos cursos de graduação. As Disciplinas FOIL abordam o mundo do trabalho, como ser líder da sua vida e da carreira, hábitos que compõem um estilo de vida vencedor, como utilizar o tempo livre de forma produtiva, a importância do sono, entre tantos outros temas que compõem o dia a dia. São disciplinas profundas e ao mesmo tempo muito práticas, que desenvolvem a técnica de personalidade.

Outro aspecto fundamental é que os professores FOIL, por transitarem entre os diferentes cursos, possuírem distintas formações universitárias e variadas experiências profissionais, trazem para sala de aula uma abordagem multidisciplinar, colaborando com as demais matérias e ampliando a visão de mundo dos alunos. Assim, você tem a oportunidade de praticar e de se experimentar em várias áreas, desde a cozinha até aulas de expressão corporal, recebendo uma formação que possibilita a compreensão do mundo interior e a realização profissional, econômica e artística, seja na vida pública ou privada.
Com a Metodologia FOIL, a AMF forma jovens e adultos de acordo com o seu potencial de natureza, em uma constante atualização das competências e habilidades necessárias para se atuar no mundo contemporâneo. Assim, obedecendo ao próprio projeto, a pessoa se torna um grande ser humano e um excelente profissional, capaz de SerSaber e Fazer.