Blog da AMF!

Conheça a Casa do Estudante: Um lugar para morar, estudar, conviver e trabalhar

Um dos grandes diferenciais para quem vem estudar no Mundo AMF é a possibilidade de morar na Casa do Estudante. A AMF é uma das poucas instituições privadas que oferecem Casa do Estudante no Brasil a um preço super acessível e com estrutura de primeira. A residência estudantil fica ao lado da Faculdade e tem tudo o que o jovem precisa para começar a vida longe dos pais com segurança, acolhimento e desenvolvimento da autonomia.
Considerada uma casa pedagógica, ela tem um papel fundamental e formativo, sendo muito mais do que uma moradia. Na Casa do Estudante, os jovens são incentivados e comprometidos a dar o melhor de si para o próprio crescimento e para o bem comum. Na prática, isso significa que todos são responsáveis por cuidar do próprio apartamento e também das áreas comuns, organizando seu espaço, seus pertences e obedecendo a uma série de regras de convivência, fundamentais para a vida acadêmica e profissional.
O cuidado e o respeito da AMF por seus alunos é tanto que duas coordenações (uma masculina e outra feminina) respondem pela assistênciaorientação e controle dos estudantes. Os alunos e as alunas são divididos em duplas. E para que o aluno se sinta bem acolhido, existe todo um critério, que agrega as pessoas por perfil, possibilitando que a ordenação dos espaços, a convivialidade, o respeito às diferenças e o autoconhecimento sejam ainda mais produtivos.
Com todo esse suporte com relação à moradia e à formação como pessoas, os alunos se sentem muito mais bem preparados para ingressar no mercado de trabalho, nas tantas possibilidades oferecidas pelas empresas do Recanto Maestro.

Conheça a estrutura

O espaço principal da Casa do Estudante fica ao lado da AMF. São dois prédios (feminino e masculino), com suítes duplas e cozinha, lavanderia e área de convivência coletiva. Esse é o local que abriga os estudantes que chegam à faculdade. Para os que já passaram dos primeiros semestres e ainda precisam de suporte, há mais dois prédios (feminino e masculino) de apartamentos no Residencial Recanto Maestro, que servem como Extensão da Casa do Estudante.
Os novos moradores, que ao chegarem ao Recanto Maestro são imediatamente impactados pelo Projeto Escola da Vida, têm na Casa do Estudante a oportunidade de se aprimoraremaprendendo a cozinhar, a lavar e cuidar das próprias roupas, a organizar seus pertences, a zelar pela saúde e pela integridade do corpo, tendo acesso às boas práticas de alimentação.
O projeto seleciona os jovens que mais precisam e merecem uma moradia estudantil, acompanhando-os desde a chegada até a sua saída, estabelecendo uma relação de confiança também com os pais, que se sentem seguros ao permitir a partida de casa.
A convivência na Casa permite uma maior autonomia e o incentivo a um estilo de vida coerente e organizado, ao mesmo tempo em que possibilita uma convivência social e coletiva, permitindo que o jovem vá amadurecendo conforme se adapta ao ambiente e ao grupo – ao arrumar fora, se organiza por dentro. A supervisão da coordenação garante que todos cumpram as normas, possibilitando um ambiente adequado a todos.

Formação de lideranças
Como o espaço da Casa do Estudante é fértil em relação ao companheirismo, também é o ambiente onde muitos estudantes veem despertar as habilidades de liderançarelacionamentoinfluência. Assim, os alunos que se destacam por ideias e atitudes que têm como objetivo a socialidade e o bem-estar de todos são agraciados com prêmios e bonificações.
O incentivo à meritocracia é materializado com a entrega de certificados para alunos destaques no mês, de acordo com seu desempenho nas atividades de rotina. É um momento muito rico e que provoca muito orgulho tanto nos estudantes como nos pais. Para se ter uma ideia, dos jovens gestores das empresas do Recanto Maestro e mesmo dos que já ganharam o mundo, a maioria passou pela Casa do Estudante, destacando-se na disciplina, organização e comprometimento.

História da Casa do Estudante

Você sabia que as casas do estudante são uma tradição europeia? Foi no final do século 19 e início do século 20 que surgiram as primeiras residências estudantis com propósitos educacionais e culturais. Na Itália, a “Casa Dello Studente”, pertencente à Università degli Studi di Genova, é considerada uma das primeiras do país, surgida em 1886. Uma das mais famosas é a francesa “Cité Internationale Universitaire de Paris“, fundada em 1925, que proporciona acomodação a estudantes de todo o mundo, promovendo a diversidade cultural e a troca de experiências.
Nos Estados Unidos, o sistema de dormitórios estudantis também se desenvolveu em instituições de ensino superior ao longo do século 20, com o intuito de fornecer um ambiente propício ao estudo e à interação entre estudantes. A Universidade da Pensilvânia, por exemplo, inaugurou a primeira residência estudantil moderna em 1889.
No Brasil, o surgimento de casas do estudante também tem raízes históricas. A mais conhecida é a Casa do Estudante do Brasil (CEB), fundada em 1937 no Rio de Janeiro. Ela foi criada para abrigar estudantes de baixa renda que vinham de diferentes estados para cursar o ensino superior na capital do país.