Blog da AMF!

Alunos AMF contam com Central de Carreira e Apoio Psicopedagógico

Quando se começa a vida acadêmica é natural que surjam dúvidas. Afinal, será que escolhi o curso certo para mim? Será que estou sabendo estudar da melhor forma? O estágio em que estou, será o mais adequado? Não consigo acompanhar a turma, e agora?
Todas essas perguntas são muito comuns, e aqui na AMF a gente sabe que pode ajudar você a se colocar de uma maneira melhor. Para isso, contamos com dois braços importantes. A Central de Carreira e o Núcleo de Apoio PsicopedagógicoPsicológico e Acessibilidade à Comunidade Acadêmica.
No decorrer da faculdade, o aluno vai passando por várias etapas. Desde a fase inicial, do deslumbramento, onde tudo é novidade, até a fase em que realmente é preciso se aprofundar nos estudos e no trabalho. São momentos de amadurecimento e de autorresponsabilização que nos fazem crescer como pessoas, como estudantes e como futuros profissionais. E a cada passo que se vai dando surgem novos questionamentos, cujas respostas nos informam se estamos no caminho correto ou se precisamos de um apoio maior.

A proximidade de nossos professores e da coordenação dos cursos com os alunos possibilita que tenhamos uma forma muito ativa de lidar com todas essas situações, seja com o apoio pedagógico ou com a Central de Carreira. O professor atento percebe em sala de aula as eventuais dificuldades dos estudantes, seja com o conteúdo ou com a forma de levar a vida. Nesses casos, o mestre conversa com o aluno no sentido de encaminhá-lo a receber uma orientação mais específica. Em outros, o próprio estudante avalia que não está tendo os resultados desejados, tanto em sala de aula como no trabalho, e procura pelos serviços de apoio, que estão amplamente à disposição.
Na Central de Carreira, o aluno encontra professores com formação em Ontopsicologia que atuam como verdadeiros consultores, apoiando e indicando o melhor caminho a seguir. Por meio de encontros em grupo ou individuais, os alunos recebem todo o suporte para gerir a carreira, aprendendo a reconhecer os seus pontos fortes, melhorando o desempenho nas atividades do dia a dia e potencializando a performance.

Entre os temas abordados nos encontros estão a importância da comunicação interpessoal e da gestão da imagem pessoal, a organização financeira, o gerenciamento do tempo, as diferentes formas de planejar melhor os estudos, a necessidade de realização de cursos complementares de formação, e o plano de carreira em si. Na Central de Carreira, o importante é que cada aluno é tratado de uma forma única. Dessa maneira, não existem recomendações e fórmulas gerais. Tudo é personalizado de acordo com a maturidade e com as características e os objetivos individuais mapeados no início do trabalho.
Já o Núcleo de Apoio Psicopedagógico atua de forma a acolher o estudante nas suas mais variadas demandas e que estejam interferindo no desenvolvimento da aprendizagem. Isso significa desde a escuta e direcionamento até a realização de ações mais efetivas, focadas em reduzir as desigualdades sociais, o preconceito e a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Formado por diferentes profissionais, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico reúne professores das áreas de Psicologia, Ontopsicologia, Pedagogia, Musicoterapia, Filosofia e Educação. Por meio de uma visão multidisciplinar focada no desenvolvimento do aluno, o Núcleo faz a interlocução entre a comunidade da AMF, estando atendo às demandas dos estudantes com relação ao aprendizado e ao amadurecimento pessoal e acadêmico e suprindo as necessidades das mais diversas formas.